A Livros Vikings mais uma vez esteve envolvida nas oficinas oferecidas pela Vila Viking Brasil — localizada na cidade de Juquitiba-SP —, nesta oportunidade, para aprender técnicas de forja, tais quais as utilizadas durante a Era Viking (750-1066 d.C.) e, por conseguinte, se familiarizar com a profissão de ferreiro.
Num misto de honra com estranheza, uma vez que o assentamento fora ocupado apenas pelo Ferreiro Vinicius Ferreira Arruda da Hjörvarðr, seus três aprendizes (Mauricio, Paulo e Roberto) e dois colaboradores da Vila, as atividades começaram por volta das 9h30. De início, apenas uma introdução sobre a profissão e as peculiaridades do ofício na Idade Média, em especial no período viking. Na sequência, foram apresentadas as ferramentas e as tecnologias das quais um ferreiro escandinavo de outrora se valia.
Após as explanações, as práticas iniciaram, mas não antes que fossem definidas as atribuições dos aprendizes, as quais seriam cíclicas, ou seja, cada um faria um pouco de tudo. Neste sentido, enquanto um forjaria, outro operaria o fole e quem sobrasse, prepararia o carvão e faria a limpeza. Ainda que incomum, o Ferreiro fez questão de participar de todas as etapas, por mais que passasse a maior parte do tempo na forja, ensinando os seus discípulos.
Entre uma atividade e outra, todos podiam se deliciar com o buffet disponibilizado; muita água fresca — essencial, pois, além do Sol, o calor na ferraria era grande — sucos, pães e frutas à vontade.
Todos aprenderam, com o correto tratamento térmico (têmpera), a fazer uma punção (aço), os segredos de uma pregueira eficiente (aço), pregos (ferro), ponta de flecha (ferro) e colher (ferro). As temperaturas das chamas variavam entre 900 e 1000 ºC, dependendo da maneira pela qual o fole fosse operado, e conforme a necessidade do ferreiro e/ou peça em criação.
Faça parte do livro Mitologia Nórdica: uma coletânea de contos contemporâneos, saiba mais...
Paulo Marsal, o nosso idealizador, nos contou um pouco sobre a sua experiência:
“A gratidão e a satisfação de ver as coisas se moldando conforme o nosso trabalho, em tempo real, é indescritível e anestesiante... tanto é, que as horas que investimos trabalhando, passaram como se fossem minutos. De verdade! Não vi o tempo passar... sei lá, é meio que uma feitiçaria... você põe um pedaço de ferro no fogo, dá umas marteladas e torce, de repente vira uma colher. Incrível!”
No futuro, em frente a ferraria, um totem será “instalado”, e ao menos um prego de cada aprendiz, nele será pregado — será uma forma de homenagear o empenho e a dedicação dos participantes das aulas.
Segundo o Jarl Baldur da Vila Viking Brasil, a ideia dessa oficina era preparar pessoas para ajudar o Ferreiro a fazer alguns itens básicos, como pregos usáveis no dia a dia do assentamento e, ainda segundo ele, todos tiveram um ótimo desempenho e têm boas bases para contribuir doravante, se quiserem.
No dia 04 de abril das 9h às 16h, haverá um Workshop sobre Ervas e seus usos — de tingimento a fins medicinais, que será ministrado pela Especiarias de Gaia, e os interessados devem escrever para vilaviking@vilaviking.com.br.
por LIVROS VIKINGS
Seja umas das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
Comments