Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

OS ASSENTAMENTOS VIKINGS DENTRO E FORA DA ESCANDINÁVIA

Os nórdicos deixaram a sua marca no Norte, no restante da Europa e além. Conheça conosco os assentamentos vikings mais famosos.



Graças, em parte às séries de TV, a cultura Viking nunca esteve tão popular. Enquanto as cenas de batalha são principalmente fantasiosas, a curiosidade quanto ao dia a dia dos vikings só aumenta.


Como podemos saber sobre os assentamentos vikings? Onde eles estavam, quem morava lá, e eles ainda existem? Essas são algumas das perguntas mais frequentes, as quais ajudaram na formação deste artigo. Aproveite!


Além das comunidades agrícolas, as primeiras cidades foram construídas principalmente para o comércio, que seriam parte mercados e parte pontos para importação e exportação.


Quem viveu nessas comunidades?

Homens, mulheres e crianças viviam em assentamentos por toda a Escandinávia. Normalmente, estes eram ao longo da costa ou dos fiordes, pois são as regiões onde a terra é mais adequada à agricultura, além de oferecer boas oportunidades de pesca e de transporte.


Enquanto os assentamentos na Escandinávia foram tipicamente focados na agricultura, os locais fundados durante a expansão pareciam bastante diferentes. Pensa-se que os colonos das Ilhas Britânicas (mais sobre isso depois) eram principalmente do sexo masculino. No entanto, alguns túmulos mostram uma distribuição quase igualitária de homens e mulheres.


Parte dessa discordância se deve aos estudos arqueológicos mais antigos, que adivinhavam o gênero com base nos artefatos funerários. Em contraste, as técnicas modernas usam análises de osteologia e de isótopos.


Mais informações podem ser encontradas nos registros de um cemitério da época na Ilha de Man. A maioria dos homens tinha nomes de origem nórdica, enquanto as mulheres tinham nomes indígenas. No entanto, mulheres irlandesas e britânicas foram mencionadas nos textos antigos sobre a fundação da Islândia.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Isso indica que esses exploradores vikings viajavam com mulheres das Ilhas Britânicas, talvez voluntariamente, talvez não. Estudos genéticos da população das Ilhas Ocidentais e da Ilha de Skye mostram que os assentamentos vikings foram estabelecidos principalmente pelos homens vikings.



Obviamente, no início da Idade Média, não havia uma distinção clara entre o que é hoje a Noruega, a Dinamarca e a Suécia. Porém, começamos a nossa turnê pelas comunidades vikings, observando os países modernos, a fim de manter as coisas mais inteligíveis.


Assentamentos vikings na Noruega

Em nosso tour pelos assentamentos mais famosos, começaremos pela Noruega. A deles ficava ao longo da costa oeste, cheia de fiordes. Isso proporcionava fácil acesso ao transporte, pesca e as terras agrícolas. Todavia, havia também pequenas fazendas e aldeias por todo o país.


Avaldsnes

Na costa oeste da Noruega, Avaldsnes era o lar do primeiro rei viking da Noruega, Harald Hårfagre (Harald Fairhair em inglês ou Haroldo, Cabelo Belo em português). Acredita-se que ele seja a primeira pessoa a unir os reinos da Noruega sob única coroa.


Hoje, a área abriga o Centro Histórico de Nordvegen e uma Vila Viking. O museu explica a importância de Avaldsnes no comércio durante a Era Viking e como o assentamento cresceu.


O museu recebeu o nome de The Northern Way (nordvegen), do qual a Noruega leva seu nome. O nome se referia às rotas marítimas e comerciais, das quais o estreito de Karmsund, em Avaldsnes, era parte importante. Enquanto isso, os atores da Vila Viking ao ar livre, dão vida a essas histórias.


Lofoten

As espetaculares ilhas Lofoten da Noruega foram dominadas por alguns chefes vikings. Há evidências de assentamentos nas ilhas. O mais conhecido é o de Borg, na ilha de Vestvågøy, lar do maior Grande Salão da Era Viking já descoberto, e conta uma história de riqueza e poder. Hoje, o Grande Salão foi reconstruído no museu Lofotr em Borg, oferecendo aos visitantes um vislumbre da época. Com uma bela vista, o Grande Salão recebe banquetes noturnos e um festival viking anual.


Borre

É outro site importante da Noruega. Os túmulos de Borre são evidências de um assentamento significativo no sudeste da Noruega, perto do Oslofjord. Hoje, o Midgard Viking Center é uma atração turística popular. De fato, grande parte da terceira temporada de Norsemen foi filmada dentro e ao redor da reconstrução do Grande Salão.


A área ganhou fama mundial em 2019, quando outro enterro em Navio Viking foi descoberto. "Isso contribuiu para fortalecer nossa própria identidade histórica", disse o prefeito do condado de Vestfold (agora Vestfold og Telemark) na época.


“Não é todo dia que encontramos um novo Navio Viking, então isso é realmente emocionante. Mas para nós em Vestfold não foi nenhuma surpresa. Existem muitos tesouros da Era Viking escondidos no território do nosso país”, acrescentou.


Outros sites notáveis na Noruega

Outra "vila viking" da Noruega, Njardarheimr é uma recriação fictícia de um assentamento. Localizado em Gudvangen, na costa do Nærøyfjord, fica aberto aos visitantes durante a alta temporada.


Popular devido à sua localização na r rota de ferry de Flåm a Gudvangen, o local abriga encenações, um mercado e muito para comer e beber.