top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Batalha de Clontarf: um pequeno e sangrento recorte da história viking na Irlanda

Um sangrento embate entre os vikings e seus aliados contra as forças de Brian Boru, o Alto Rei da Irlanda


Livros Vikings | Batalha de Clontarf: um pequeno e sangrento recorte da história viking na Irlanda
Uma das primeiras e mais conhecidas representações de Brian está na página de abertura da publicação de 1723 de "A História Geral da Irlanda", tradução de "Foras feasa ar Éirinn" de Keating por Dermot O'Connor. — Crédito da Imagem: Domínio Público

Quem foi Brian Boru, o antigo Alto Rei da Irlanda? As façanhas que marcaram a Batalha de Clontarf em 23 de abril de 1014 representaram o auge de dois séculos de conflitos, traições, alianças fracassadas e tratados entre reis irlandeses e vikings.

 

O embate opôs as forças de Brian Boru, o Alto Rei da Irlanda, a uma aliança liderada por Sigtrygg Silkbeard, Rei de Dublin; Máel Mórda mac Murchada, Rei de Leinster; um contingente viking comandado por Sigurd, Conde das Órcades; e Brodir da Ilha de Man.


Realize o seu sonho e publique seu livro de graça pela Livros Vikings Editora.

 

O conflito se estendeu do nascer ao pôr do sol, resultando na derrota das forças vikings e de Leinster, com Brian, seu filho Murchad e seu neto Toirdelbach mortos.

 

Essas narrativas foram contadas e recontadas desde a Idade Média até os dias atuais, em escolas e comunidades, mas que evidências restam do grande e corajoso Brian Boru, da influência viking e da Batalha de Clontarf?

 

Ruth Johnson, arqueóloga da cidade de Dublin, empregada pelo conselho municipal, explicou que há poucas evidências da batalha e, mais importante ainda, que ela não ocorreu onde a maioria presume, conforme esclareceu:

 

Existe pouca evidência direta da própria batalha. Um jornal antiquário do Século XVIII referenciou a descoberta de túmulos vikings em massa com armas e ossos humanos na Parnell Square. Potencialmente, essa é nossa única conexão real com a batalha. Infelizmente, isso se perdeu para nós porque foi antes da arqueologia e os georgianos foram os grandes desenvolvedores. Eles limparam tudo para dar lugar às suas grandes praças e construíram as casas com porões. Infelizmente, esse vislumbre tentador é tudo o que temos.

 

Então, por que, se a batalha foi ganha e perdida na Parnell Square, no centro da cidade de Dublin, por que essa batalha heroica é nomeada em homenagem a Clontarf, que fica a três milhas (4,8 km) ao norte ao longo da costa? Onde Clontarf se encaixa nisso?

 

Não sabemos exatamente [...] Sabemos que foi em algum lugar ao norte do Rio Liffey entre o Liffey e o estuário do Rio Tolka. Obviamente, há muita recuperação de areia nessa área, toda a Baía de Dublin mudou desde a construção do Grande Muro Sul e do Muro Norte pelo Capitão Bligh [...] Não temos certeza exata de onde a batalha ocorreu, mas sabemos que foi dentro de algumas milhas de Wood Quay e teve que ter sido um local de desembarque porque a frota viking da Ilha de Man e dos lados norte e oeste da Escócia desembarcaram ao redor de Clontarf.

 

As descobertas arqueológicas também nos mostram a amplitude das viagens dos vikings e quanto eles trouxeram para as costas da Irlanda.

 

Era um lugar extremamente rico. A qualidade das descobertas do Dublin Viking é extraordinária. Temos tantas importações exóticas das guerras que eles lutaram. Tínhamos âmbar dos Bálcãs, prata de tão longe quanto Bagdá e você pode imaginar todo o resto do mundo viking, Grã-Bretanha e Escócia, ao longo da costa oeste da França e até a Espanha e o Norte da África.

Os vikings foram muito mais que invasores

Muitas vezes, os vikings são vistos como nômades vagabundos que atacaram, saquearam e causaram bastante alvoroço na Irlanda. A verdade é que, até o final do Século X, os vikings haviam se tornado parte integrante da cena social e política da Irlanda.

 

Era apenas uma cena politicamente intermisturada. Se você pensar na Rainha Gormflaith. Ela foi uma figura chave no final do Século X. Ela era uma mulher notável e foi casada várias vezes [...] O nome de seu primeiro marido era Olaf Cuaran, o Rei Viking de Dublin, ele era puro Viking e também era Rei de York. Ela era uma princesa de Leinster casada com um Rei Viking [...] Então, quando ele morreu, ela se casou com o Rei de Tara. Então agora ela está casada com um alto rei irlandês, e depois ela se casou com Brian Boru ele mesmo e depois se divorciou dele.

 

Parece que partes dessas histórias às vezes são alteradas, muitas vezes para efeitos dramáticos. O Alto Rei Brian Boru é um exemplo disso.


 

Alega-se que o rei morreu enquanto rezava em sua tenda, líder de um grande exército indo para a batalha. No entanto, se fizermos as contas, Brian Boru teria cerca de 73 anos e parece improvável que um homem tão idoso estivesse se lançando no campo de batalha na Irlanda medieval.

 

Acreditamos que um de seus filhos favoritos estava na verdade encarregado do exército, mas que Brian estava por perto em sua tenda, enviando mensagens de um lado para o outro.

 

Brian Boru poderia ter se tornado uma lenda, mas sua adoração começou durante sua própria época.

 

Ele é um personagem fantástico. Em sua própria vida, ele foi declarado o Imperador de Toda a Irlanda no Livro de Armagh, que ainda temos em exibição na Irlanda. Mesmo em sua vida, ele tinha uma influência na cultura popular da Irlanda como o maior Rei da Irlanda [...] Muito do que sabemos sobre Brian Boru vem do 'Cogadh Gaedhil re Gallaibh', um documento de propaganda escrito por seus descendentes, talvez duas ou três gerações após ele. Está muito ligado à história da Guerra de Tróia. Coloca Brian Boru como o herói e provavelmente tem muita licença poética incluída.

 

No final, devemos perguntar, podemos levar o revisionismo longe demais? Tiraremos a magia dessas histórias heróicas de guerra se cavarmos muito fundo?

 

Estive em uma palestra recentemente, e um homem se levantou e disse 'Não vou deixar que eles tirem Brian Boru de nós com todo esse revisionismo. Para mim, ele é como o Ricardo Coração de Leão da Irlanda, e precisamos de nossos heróis nacionais.' ... Acho que não devemos jogar o bebê fora com a água do banho.

Este artigo foi parcialmente criado por Inteligência Artificial (IA). Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!

 

FONTE: Irish Central

HICLEY, Kate.  Brian Boru, the legendary High King of Ireland. Irish Central. Dublin, 23 de abr. de 2024. Disponível em: <https://www.irishcentral.com/roots/history/brian-boru-battle-clontarf>. Acesso em: 23 de abr. de 2024 (Livremente traduzido pela Livros Vikings)

 

Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...


Livros Vikings na Google News
bottom of page