top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Moedas de Prata posteriores à Era Viking são descobertas na Suécia

Especialistas suecos, descobriram 170 moedas de prata, datadas do Século XII — posterior à Era Viking

 

Livros Vikings | Moedas de Prata posteriores à Era Viking são descobertas na Suécia
Crédito da Imagem: Jönköping County Museum

Arqueólogos do Museu do Condado de Jönköping anunciaram a emocionante descoberta de um tesouro de moedas de prata na pitoresca ilha sueca de Visingsö.

 

Situada na metade sul do Lago Vättern, Visingsö foi um importante centro da monarquia sueca nos Séculos XII e XIII.


Realize o seu sonho e publique gratuitamente o seu livro pela Livros Vikings Editora.

 

A ilha, conhecida por abrigar os túmulos de quatro ilustres reis suecos, incluindo Karl Sverkersson, Erik Knutsson, Johan Sverkersson e Magnus Ladulås, revelou mais um de seus segredos históricos.

 

A descoberta foi feita nas proximidades da Igreja Brahe, uma construção imponente que remonta ao Século XVII, erguida sobre os vestígios de uma igreja do Século XII chamada Sträja.

 

Tesouro datado do Século XII, posterior à Era Viking

Durante obras de instalação de um novo sistema de aquecimento, escavações revelaram os restos de dois sepultamentos.

 

Surpreendentemente, apenas a metade inferior dos corpos permaneceu, sendo que um deles foi identificado como um jovem entre 20 e 25 anos.

 

Contudo, o verdadeiro tesouro estava prestes a ser desvendado. Uma minuciosa inspeção levou a equipe a descobrir um depósito de 170 moedas de prata, datadas do século XII.

 


As moedas, do tipo bracteate, foram cunhadas entre 1150 e 1180 e são principalmente associadas às regiões de língua germânica, como Saxônia e Turíngia.

 

As bracteates eram moedas regionais, feitas de uma fina folha de prata, e vinham em três denominações distintas: o Blaffert de dois pfennigs, adornado com uma elaborada imagem, o Hohlpfennig de um pfennig, com uma imagem mais simples, e as moedas ocas, valendo metade de um pfennig.

 

Neste sentido, um representante do Museu do Condados de Jönköping, informou:

 

É raro encontrar artefatos em sepultamentos cristãos, um costume que remonta a tempos pré-históricos, tornando a descoberta em Visingsö ainda mais extraordinária.

Este artigo foi parcialmente criado por Inteligência Artificial (IA). Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!


FONTE: Heritage Daily

MILLIGAN, Mark. Silver coin hoard discovered on Swedish island. Heritage Daily. St Albans, 8 de abr. de 2024. Disponível em: <https://www.heritagedaily.com/2024/04/silver-coin-hoard-discovered-on-swedish-island/151393>. Acesso em: 17 de abr. de 2024. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page