top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Vidro viking: novas revelações

Novas descobertas na Dinamarca sugerem que as casas vikings, pelo menos as dos líderes, podem ter sido mais avançadas do que prevíamos.


Vidro viking: novas revelações
Vidro da janela viking encontrada em Haithabu em Schleswig. — Crédito da Imagem: National Museum of Denmark.

Por muitos anos, a imagem dos vikings foi estereotipicamente retratada como a de guerreiros sanguinário. De acordo com essas histórias, eles frequentemente habitavam espaços mal iluminados, cujas tochas tremeluzentes eram as únicas fontes de luz.


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora.


No entanto, revelações recentes da Universidade da Dinamarca, em colaboração com o Museu Nacional, reescrevem essa narrativa.


Novos insights sobre a arquitetura viking

A ideia coletiva que mantínhamos dos vikings pode precisar de uma atualização. De acordo com as últimas descobertas, em vez de se encontrarem em aposentos escuros, os reis vikings poderiam ter desfrutado de luz ambiente filtrada por janelas de vidro, muito semelhantes aos painéis de vidro observados em igrejas medievais.


Esta pesquisa inovadora revela que os vikings já haviam adotado janelas com painéis de vidro entre os anos 800 e 1100 d.C.


O conservador Torben Sode, que tropeçou pela primeira vez nos intrigantes fragmentos de vidro, afirmou:


Vários fragmentos de janelas de vidro encontrados em importantes locais da Era Viking do sul da Escandinávia nos fizeram questionar a cronologia de sua existência. Análises químicas agora confirmaram sua origem na Era Viking.

A Descoberta Surpreendente

O que torna essas descobertas tão fascinantes é a crença de longa data de que os painéis de vidro nas janelas se tornaram comuns na Dinamarca apenas vários séculos depois, durante a construção de igrejas e castelos medievais.


Portanto, essas descobertas colocam os vikings em um patamar arquitetônico mais avançado do que prevíamos anteriormente.


Mads Dengsø Jessen, pesquisador sênior do Museu Nacional, enfatiza:


Este novo conhecimento desafia a imagem clichê dos vikings e destaca sua sofisticação. A elite viking possuía habilidades culturais e políticas, rivalizando com potências da época, como o imperador Carlos Magno, o que muitas vezes é ignorado em representações simplificadas.

Mapa das localidades vikings, onde os fragmentos de vidro foram descobertos. — Crédito da Imagem: National Museum of Denmark.
Mapa das localidades vikings, onde os fragmentos de vidro foram descobertos. — Crédito da Imagem: National Museum of Denmark.

Vidro da Era Viking: origens e uso

Essa revelação se baseia na análise de 61 fragmentos de painéis de vidro descobertos durante escavações que se estenderam por 25 anos.


Essas escavações abrangeram fazendas de nobres vikings, ambientes urbanos primitivos e templos pré-cristãos em toda a Escandinávia meridional e em Hedeby, em Schleswig.


Inicialmente, os fragmentos foram ignorados, uma vez que as janelas de vidro eram normalmente associadas à Idade Média. No entanto, análises de isótopos químicos revelaram a origem do vidro, seja do vidro de soda do Oriente Médio ou do vidro de cinzas vegetais do norte da Europa, ambos datando de antes do século XII. Isso levanta a intrigante questão de como os vikings adquiriram tal vidro, sugerindo uma rede de comércio robusta.


Os fragmento de vidro da Era Viking que foram estudados.  — Crédito da Imagem: National Museum of Denmark.
Os fragmento de vidro da Era Viking que foram estudados. — Crédito da Imagem: National Museum of Denmark.

Na Era Viking, as janelas de vidro eram um luxo reservado para a elite e para cerimônias religiosas. Essas janelas, segundo Mads Dengsø Jessen, podem não ter sido as grandes janelas transparentes da era moderna, mas provavelmente eram menores, com tons de verde e marrom, projetadas mais para a entrada de luz colorida e estética do que para a transparência.


Torben Sode encapsula o sentimento, observando que os vikings podem ter considerado essas janelas não apenas como maravilhas arquitetônicas, mas também como entidades mágicas, permitindo que a luz solar iluminasse seus interiores enquanto os protegia dos elementos adversos.



Esta pesquisa não apenas altera nossa percepção da habilidade arquitetônica viking, mas também destaca a importância de abordar narrativas históricas com uma mente aberta, sempre pronta para revelações que desafiam as normas estabelecidas.


Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!


FONTE: Life in Norway

NIKEL, David. Viking Glass: Researchers Say Vikings Had Glass Windows. Life in Norway. Oslo, 14 de out. de 2023. Disponível em: <https://www.lifeinnorway.net/viking-glass-windows/>. Acesso em: 14 de out. de 2023. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...


Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
Livros Vikings na Google News
bottom of page