top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Relembre: descoberta arqueológica realizada na Noruega confirma evento mencionado em Saga Viking

Arqueólogos que trabalham em Trondheim, na Noruega, estão maravilhados com a descoberta de um esqueleto humano no fundo de um poço abandonado de um castelo.


Relembre: descoberta arqueológica realizada na Noruega confirma evento mencionado em Saga Viking
Crédito da Imagem: NIKU

A incrível descoberta fornece evidências que confirmam eventos históricos dramáticos mencionados nas Sagas Vikings.


A comprovação histórica das Sagas

A localização e o conteúdo do poço são mencionados na Saga de Sverre, uma crônica de um dos reis da Noruega e um dos poucos manuscritos históricos que descrevem eventos da Era Viking e do período medieval norueguês.


Realize o seu sonho e publique o seu livro, clicando aqui.


Por muito tempo, estudiosos questionaram a confiabilidade dessa crônica como um documento histórico. No entanto, agora, pelo menos uma parte da saga parece ser verdadeira — até o menor detalhe, conforme corrobora, Anna Petersén, líder do projeto:


Isso é verdadeiramente espantoso. Até onde eu sei, não há exemplo conhecido de uma descoberta de um indivíduo historicamente conectado a um ato de guerra datado de 1197. E o fato de que isso realmente corrobora um evento descrito na Saga de Sverre é simplesmente incrível.

Os restos esqueléticos como foram descobertos na Noruega. — Crédito da Imagem: NIKU
Os restos esqueléticos como foram descobertos na Noruega. — Crédito da Imagem: NIKU

O homem deixado no poço do castelo por 800 anos

Em 1197, o Rei Sverre Sigurdsson e seus mercenários Birkebeiner foram atacados e derrotados em sua fortaleza, Sverresborg, por seus rivais, os Baglers. De acordo com a Saga, os Baglers incendiaram prédios e destruíram o abastecimento de água do castelo ao jogarem um dos homens mortos do Rei Sverre no poço e, em seguida, preenchendo-o com pedras.


Agora, após uma escavação de teste no poço, os arqueólogos conseguiram confirmar essa história dramática. Em 2014, os arqueólogos conseguiram recuperar parte do esqueleto encontrado no poço.


Um fragmento de osso produziu uma datação por radiocarbono que confirmou que o indivíduo viveu e morreu no final do Século XII, na mesma época do incidente descrito na Saga.


O esqueleto e a estrutura do poço

Os arqueólogos do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural/NIKU voltaram este ano (2016) para conduzir uma escavação completa do poço, com o objetivo de remover as camadas de pedra despejadas e, finalmente, todo o esqueleto.


A escavação dos detritos de pedra até a primeira pedra que atingiu o corpo dos Birkebeiners proporcionou aos arqueólogos uma visão mais profunda sobre a natureza dos eventos de 1197.


Além disso, expôs as postagens de madeira e o revestimento do grande poço do castelo, conforme informe Petersén:


Esta é uma visão única de um importante evento histórico. Você quase pode sentir como se estivesse lá.

Os arqueólogos em Sverresborg contam com o apoio de um especialista forense do distrito policial de Trondheim, o que aumenta a sensação de que estamos testemunhando o resultado de um crime brutal.


A descoberta arqueológica no poço do castelo em Trondheim é uma peça impressionante da história norueguesa. Ao confirmar um evento descrito nas Sagas Vikings, os arqueólogos oferecem um raro vislumbre da vida e dos conflitos do século XII.


As escavações prometem revelar mais detalhes sobre essa dramática história do passado, proporcionando novas perspectivas para compreender a rica história da Noruega.


Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!



FONTE: Norwegian Institute for Cultural Heritage Research/NIKU

WRIGGLESWORTH, Thomas. Sensational archaeological discovery in Norway confirms Viking saga. NIKU. Oslo, 09 de jun. de 2016. Disponível em: <https://www.niku.no/en/2016/06/sensational-archaeological-discovery-in-norway-confirms-viking-saga/>. Acesso em: 26 de jul. de 2023. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page