top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Relembre: na Noruega, descoberta arqueológica revela igreja e altar do Rei Viking Olaf Haraldsson

Arqueólogos noruegueses encontraram a igreja onde o Rei Viking Olaf Haraldsson foi consagrado como santo.


Relembre: na Noruega, descoberta arqueológica revela igreja e altar do Rei Viking Olaf Haraldsson
Crédito da Imagem: NIKU

A descoberta é sensacional, pois confirma os relatos descritos nas sagas nórdicas sobre eventos importantes que ocorreram no início da cristianização da Noruega.


Em Trondheim, Noruega, arqueólogos desenterraram os alicerces de uma igreja de madeira do estilo stavkirke, na qual o corpo do Rei Viking Olaf Haraldsson — quem mais tarde se tornou o santo padroeiro da Noruega — pode ter sido consagrado.


O surgimento do culto a São Olaf

Em sua "Crônica dos Reis da Noruega", o historiador islandês medieval Snorri relata que, após o martírio do Rei Olaf Haraldsson em 1030, seu corpo foi enterrado em Trondheim (Nidaros, como era conhecida na época).


A população local logo relatou presságios e milagres atribuídos ao rei martirizado. Um ano após sua morte, o caixão de Olaf foi desenterrado e aberto na presença do Rei e de um Bispo, revelando seu corpo miraculosamente bem preservado.



Ele foi imediatamente declarado santo por aclamação popular, e seu corpo foi colocado acima do altar-mor da Igreja de São Clemente, que ele próprio havia construído.


Essa igreja real se tornou o primeiro mausoléu para o santo. O caixão de Olaf permaneceu ali por alguns anos antes de ser transferido para uma igreja maior.


Eventualmente, ele foi transladado para a catedral, que poderia acomodar melhor o crescente número de peregrinos que visitavam seu túmulo, à medida que seu culto se tornava rapidamente popular, tanto nacional como internacionalmente.


Os alicerces do altar de Santo Olaf. — Crédito da Imagem: Niku
Os alicerces do altar de Santo Olaf. — Crédito da Imagem: Niku

Descoberta da Igreja de São Clemente

A Igreja de São Clemente foi eventualmente destruída, e sua localização foi um mistério — até agora. Arqueólogos do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) recentemente descobriram os alicerces de pedra de uma igreja de madeira no estilo stavkirke, que eles acreditam ser seus restos.


Realize o seu sonho e publique seu livro pela Livros Vikings Editora.


Evidências de datação colocam sua construção na época em que Olaf reinava. Durante a escavação, os arqueólogos encontraram uma pequena plataforma retangular construída em pedra na extremidade leste do edifício.


Provavelmente, essa é a base de um altar — possivelmente o mesmo altar em que o caixão de São Olaf foi colocado em 1031!

Além disso, foi encontrada uma pequena fonte, que pode ser sagrada e relacionada ao santo. Nas palavras da diretora da escavação, Anna Petersén:


Este é um local único na história norueguesa em termos de religião, cultura e política. Grande parte da identidade nacional norueguesa foi estabelecida no culto aos santos em torno de São Olaf, e foi aqui que tudo começou [...] esta descoberta arqueológica é de imensa importância para entendermos as origens da fé cristã na Noruega e o papel fundamental que São Olaf desempenhou na formação da identidade nacional. É um lembrete da rica história do país e do legado deixado pelos antigos reis vikings.

A continuação das escavações e das pesquisas certamente revelará mais detalhes fascinantes sobre essa época crucial da história norueguesa. Se você é um entusiasta da arqueologia ou um amante da história, essa descoberta é imperdível e promete desvendar mais segredos do passado viking!


Este artigo foi originalmente publicado em 2016, tendo havido diversas atualizações sobre o caso desde então. Leia as atualizações — em norueguês — clicando aqui (Conta pra gente nos comentários, se deseja ler em português).


Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!


FONTE: Norwegian Institute for Cultural Heritage Research/NIKU

WRIGGLESWORTH, Thomas. Archaeologists in Norway find the church and altar of Viking king Olaf Haraldsson. Niku, 11 de nov. de 2016. Disponível em: <https://www.niku.no/en/2016/11/archaeologists-in-norway-find-the-church-and-altar-of-viking-king-olaf-haraldsson>. Acesso em: 04 de ago. de 2023. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page