top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Os vikings tinham janelas de vidro?

Nos últimos anos, a invasão nórdica na cultura popular nos ensinou que os vikings eram homens rústicos que saqueavam a Europa usando peles e empunhando espadas.


Os vikings tinham janelas de vidro?
O arqueologo Dengsø Jessen do Museu Nacional da Dinamarca segurando um fragmento de vidro da Era Viking. Imagem/Divulgação

No entanto, à medida que os historiadores aprendem ainda mais sobre os verdadeiros “vikings”, fica cada vez mais evidente que nossa percepção dos guerreiros nórdicos está, em grande parte, equivocada.


De acordo com pesquisadores dinamarqueses, os vikings da vida real provavelmente passavam o tempo em ambientes fechados, discutindo negócios, em salas que permitiam a entrada de luz por meio de janelas com vidro. Sim, parece que os vikings tinham janelas.



A descoberta surpreendeu os pesquisadores dinamarqueses, uma vez que janelas normalmente eram associadas apenas a igrejas e castelos medievais. Os fragmentos de vidro de janelas vikings encontrados no Norte da Europa datam de muito antes da época dos castelos e igrejas da Idade Média.


Janelas para a "Entrada Colorida de Luz": como os vikings viviam?

Nos últimos 25 anos, arqueólogos encontraram fragmentos de vidro em seis escavações no sul da Suécia, Dinamarca e norte da Alemanha.


Em Copenhague, 61 fragmentos de vidro foram analisados, e os pesquisadores concluíram que essas peças de vidro datam do período entre os anos 800 e 1100, que corresponde à Era Viking, geralmente considerada de 793 a 1066 e segundo comunicou o Museu Nacional da Dinamarca:


Até então, associávamos o vidro das janelas à Idade Média, presumindo que não poderia ser da Era Viking.

Torben Sode, conservador do museu, corroborou afirmando:


Esses fragmentos de vidro "podem ser datados da Era Viking e muito provavelmente estavam em uso naquele período.

Isso significa que os vikings passavam o tempo sentados dentro de suas casas, contemplando o horizonte? Não exatamente.


As janelas de vidro eram destinadas às elites da sociedade ou para fins religiosos, muito semelhantes ao restante da Europa.


Pode ter havido janelas de vidro nas vastas construções da Era Viking, mas elas não eram como conhecemos hoje. Os pesquisadores acreditam que eram menores, possivelmente feitas de vidro plano em diferentes tons de verde e marrom. A ideia não era permitir a visão para o exterior, mas sim criar uma entrada colorida de luz.


Realize o seu sonho e publique seu livro pela Livros Vikings Editora.


O museu afirmou que os vikings provavelmente obtinham o vidro por meio do comércio. Os nórdicos, conhecidos hoje como vikings, estavam envolvidos em pilhagens em larga escala, colonização, conquistas e comércio em quase todo mundo conhecido à época.


Neste sentido, Dengsø Jessen, Arqueologo do Museu Nacional da Dinamarca, afirmou:


Na verdade, estamos falando de uma elite viking com poder que se igualava, por exemplo, ao de Carlos Magno, rei dos francos. Isso é frequentemente omitido nos retratos simplistas de Hollywood sobre os Vikings.

Neste artigo, exploramos a surpreendente descoberta de janelas na vida dos Vikings, desafiando estereótipos populares e revelando aspectos fascinantes da cultura Viking.


Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!


FONTE: Euronews

ULEA, Anca. Vikings had windows? Why our image of the Norse warriors is probably wrong. Euronews. Lyon, 11 de nov. de 2023. Disponível em: <https://www.euronews.com/culture/2023/10/11/vikings-had-windows-why-our-image-of-the-norse-warriors-is-probably-wrong>. Acesso em: 11 de nov. de 2023. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page