top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

SUÉCIA REDESCOBRE UMA PEDRA MONUMENTAL PERDIDA HÁ 300 ANOS

Atualizado: 24 de ago. de 2021

A preciosa pedra que faz parte de um monumento com oito peças do Século X foi redescoberta em uma ponte do rio Hunnestadsån. De acordo com os pesquisadores, ela irá revelar conhecimentos de várias áreas, incluindo arte, história e arqueologia.


Suécia redescobre uma pedra rúnica perdida há 300 anos
O monumento Hunnestad representado por Ole Worms em "Monumenta Danica" de 1643. Foto: Ole Worms e Axel Krogh Hansen

O sensacional achado arqueológico ocorreu durante os trabalhos de escavação para a instalação de um cano de esgoto fora da cidade de Ystad, no sul da Suécia. A pedra de Hunnestad estava desaparecida desde o Século XVIII.


Estima-se que o monumento Hunnestad remonta ao Século X e é visto como um dos monumentos da Era Viking mais notáveis do país. Ele consiste em oito pedras, sendo três delas com pinturas e duas com runas. A pedra foi descoberta no início do Século XVIII, mas depois desapareceu. Algumas delas foram encontradas em terrenos perto do Castelo Marsvinsholm em 1814 e estão em exibição em Lund. A redescoberta ocorreu em uma ponte sobre o rio Hunnestadsån.



"Uma descoberta fantástica, a qual não esperávamos. Esta pedra sumiu há tanto tempo, que pensávamos que ela tinha sido destruída", disse Magnus Källström, runologista do Conselho do Patrimônio Nacional da Suécia.


De acordo com Källström, a descoberta vai desbloquear muitos novos conhecimentos e em diversas áreas, incluindo arte, história e arqueologia.


"O fato de termos encontrado uma das pedras Hunnestad é realmente sensacional", disse Britta Roos, chefe da unidade de ambiente cultural do Conselho Administrativo do Condado de Skåne.


Um cidadão local, Max Rosell, que mora a apenas 20 metros do achado, também ficou exultante.


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora.

"Parece um pouco louco que estivesse tão perto. Mas é muito divertido para a aldeia, todos nós já falamos sobre essas pedras, e as pessoas se perguntavam por onde elas andavam. Algumas estão em museus e encontramos mais uma... agora resta apenas mais outra", diz Max Rosell.


De acordo com as pedras rúnicas de Lund, o monumento foi erguido por Esbern e Tomme. Presume-se que tenham sido homens notáveis, os quais, segundo o arqueólogo de campo Axel Hansen, podem ter ligações com a monarquia dinamarquesa.


A Era Viking (793-1066 d.C.) é um período em que os nórdicos conhecidos como vikings empreenderam ataques, conquistas e comércio em grande escala em toda a Europa e estabeleceram assentamentos na atual Rússia, sul da Europa, Islândia, Irlanda, Ilhas Britânicas, Groenlândia e até mesmo na América — que eles chamavam de Vínland.


FONTE: Sputnik

KUZNETSOV, Igor. Sweden Rediscovers Lost Runestone After 300 Years. Sputnik. Moscou, 17 de dez. de 2020. Disponível em: <https://sputniknews.com/europe/202012171081487223-sweden-rediscovers-lost-runestone-after-300-years/>. Acesso em: 17 de dez. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Livros Vikings na Google News
bottom of page