top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Os vikings realmente usavam a Pedra do Sol para navegar?

A teoria de que os vikings usavam a "Pedra do Sol" como um meio de navegação é intrigante e tem sido objeto de debate entre historiadores e estudiosos há décadas.


Os vikings realmente usavam a Pedra do Sol para navegar?
Pedra do Sol retratada na série 'Vikings', da emissora History (Foto: Reprodução/ History)

Embora a popularidade dessa ideia tenha sido impulsionada pela série Vikings do History Channel, não há evidências concretas de que fosse amplamente usada pelos vikings, especialmente porque até o momento nenhuma "Pedra do Sol" foi encontrada em um navio da Era Viking ou em um local de sepultamento.


Realize o seu sonho e publique seu livro pela Livros Vikings Editora.


O cristal de calcita (carboneto de cálcio, CaCO3) ou “espato da Islândia”, tem propriedades ópticas únicas que permitem a birrefringência, ou seja, ele divide a luz polarizada em dois raios com índices de refração e velocidades diferentes, assim qualquer coisa vista através dele é duplicada.


Durante o dia, ao segurar o cristal em direção ao céu e girá-lo, um viking poderia localizar o sol, mesmo em condições nubladas — indicando assim o norte geográfico —, conforme lembrou o Prof. Dr. Johnni Langer da Universidade Federal da Paraíba/UFPB — um dos principais estudiosos brasileiros da Era Viking — à Livros Vikings no artigo “Vegvísir: a Bússola Viking — só que não”:


Em várias pesquisas náuticas reconstituindo os métodos de navegação dos 'Vikings', foi possível utilizar a posição do Sol com reconstituições da pedra solar, mesmo em dias parcialmente nublados, ela é polarizadora de luz.

No entanto, testes realizados por cientistas em 2016 sugerem que essa técnica pode não ser confiável em condições climáticas muito nebulosas.


Eles avaliaram três cristais; a calcita, cordierita e a turmalina, constatando que os três se saíram bem em céus claros. Em condições levemente nubladas, tanto a cordierita quanto a turmalina foram mais eficazes do que a calcita, exceto quando usada calcita com alto grau de pureza, que em condições de baixa polarização, obteve um melhor desempenho do que os demais. Ainda assim, em condições excessivamente nubladas, todos os três tipos de cristais se mostraram ineficazes.


Embora não haja evidências concretas de que os vikings tenham usado essa técnica de navegação, a teoria do uso do espato da Islândia como ferramenta de navegação permanece intrigante.


Aprenda sobre os vikings, lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings.


Fatos são que os vikings utilizavam a bússola solar, as rotas e as migrações dos pássaros, o movimento e as direções das ondas, a profundidade do mar, as condições climáticas, o movimento do Sol e a posição das estralas com formas de navegação.


Para saber mais sobre bússolas solares, leia o artigo:


por LIVROS VIKINGS


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Livros Vikings na Google News
bottom of page