Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

BÚSSOLA SOLAR NÓRDICA É RECONSTITUÍDA NO BRASIL E ESTÁ EM EXIBIÇÃO NA VILA VIKING BRASIL

Com embasamento histórico científico, a Livros Vikings em parceria com o Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos/NEVE traz conteúdos informativos, em razão da Era Viking.


Bússola Solar Nórdica é reconstituída no Brasil e está em exibição na Vila Viking Brasil
Reconstrução brasileira da bússola solar nórdica que está em exibição na Vila Viking Brasil. O aparelho da Era Viking foi reconstruído pela Mästermyr Marcenaria
Aprenda sobre os vikings lendo uma das obras da Livraria Especializada da Livros Vikings

Uma das primeiras reconstituições da denominada "bússola solar" foi realizada em nosso país. Fabricado pela Mästermyr Marcenaria (RJ), especializada em reconstituir objetos de madeira da Era Viking, o objeto foi doado à Vila Viking Brasil (SP), onde se encontra atualmente, utilizada para atividades internas.


O objeto foi reconstituído baseando-se em várias fotografias e modelos disponíveis na internet, todos tendo como base principal o famoso disco de Uunartoq, descoberto na Groelândia em 1948 pelo arqueólogo Christen Vebæk e atualmente exposto em exibição no Museu Nacional da Dinamarca, em Copenhague. O disco de Uunartoq foi datado como sendo do ano mil d.C., coincidindo com a época das principais navegações durante a Era Viking. A partir dele, iniciaram-se várias pesquisas indicando a principal forma de orientação náutica durante o dia. Posteriormente, outros objetos de várias áreas nórdicas foram encontrados, confirmando o uso das sombras solares para orientação e determinação da latitude e a posição do Sol (as pedras solares) (Langer, 2018, p. 118-119).



Os modelos reconstituídos do disco de geralmente conservam os 32 entalhes laterais da borda, utilizados como graus no objeto original. A Mästermyr Marcenaria optou por não gravar as curvas equinociais e solsticiais constante dos discos das reproduções disponíveis na internet, pelo fato das latitudes das regiões islandesa-groenlandesa (hemisfério Norte) não coincidirem com as existentes no Brasil (hemisfério Sul), marcando assim a orientação Norte de modo errado, caso fosse utilizada na prática. O modelo do disco reproduzido para a Vila Viking Brasil utiliza um tonel de madeira e água, com uma operacionalidade diferente dos modelos com suporte para uma mão.


Essa versão foi baseada em algumas pesquisas que tem como modelo o Solskuggerfjol (prancha da sombra solar), utilizado nas ilhas Feroé entre os séculos XVII e XVIII (Los Ríos, 2017, p. 260). O seu uso era diferente da versão manual: ao meio dia, os marinheiros verificavam a posição da sombra do gnômon central e conseguiam determinar se estavam ao norte ou ao sul de uma latitude em especial.


A reconstituições de bússolas solares tem um enorme valor didático na atualidade, demonstrando o alto nível de conhecimento astronômico e de navegação que os nórdicos da Era Viking alcançaram mas, que ao mesmo tempo, transformaram esse conhecimento em uma tecnologia simples e extremamente eficaz em seu uso cotidiano.


Bibliografia:

LANGER, Johnni. Bússola solar. In: Dicionário de História e Cultura da Era Viking. São Paulo: Hedra, 2018, pp. 118-212.


LOS RÍOS, Augusto Conte de. Las supuestas evidencias del descubrimiento de América por los vikingos (norsemen). Revista general de marina, ISSN 0034-9569, Vol. 272, MES 2 (Marzo), 2017, págs. 249-263.


PETTERSEN, Franck. The Viking Sun Compass. Planetarian, Vol. 22, #1, March 1993.


THIRSLUND, Soren. Viking navigation. Roskilde: The Viking Ship Museum, 2007.


Vídeos (demonstrações práticas do uso das bússolas solares da Era Viking): Viking Sun Compass, 2020.


֍֍֍


FONTE: Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos/NEVE

LANGER, Johnni. Aparelho da Era Viking é reconstituído no Brasil. NEVE. João Pessoa, 10 de mar. de 2022. Disponível em: <http://neve2012.blogspot.com/2022/03/aparelho-da-era-viking-e-reconstituido.html>. Acesso em: 11 de mar. de 2022.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #arqueologia #história #ciência #academia #recriaçãoviking #reenactment #vikingreenactment #marcenaria #bússolasolar #bússolasolarnórdica #mästermyrmarcenaria #neve #núcleoneve #vilavikingbrasil #livrosvikings

Livros Vikings na Google News