top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

FORN SIÐR: UMA BREVE INTRODUÇÃO, PARTE II: CONTEXTUALIZAÇÃO DAS DISTINÇÕES DA RELIGIÃO

Em parceria com o @caminhonordico, a @livrosvikings tem a honra de apresentar, semanalmente, conteúdos de fontes seguras relacionados à Fé Nórdica Ancestral — Forn Siðr/Heiðinn Siðr/Forn Sed.


Forn Siðr: uma breve introdução, parte II: contextualização das distinções da religião
Odin por Ingvard. — Imagem: Deviant Art

A cultura pop recorrentemente aborda temas nórdicos, em especial no que tange a Era Viking (entre os séculos VIII e XI), seja em filmes, séries, jogos, ou outras mídias. Isto geralmente NÃO é feito com o embasamento histórico correto, gerando uma visão equivocada ao público que consome essas criações desavisadamente e sem importar-se em acurar o que é apresentado.


Publique seu livros pela Livros Vikings Editora.

Somando-se isto a confusões modernas do que se entende por paganismo nórdico, temos uma soma de mal-entendidos que precisam ser esclarecidos para que se compreenda o que é o Forn Siðr. Para isso, também precisamos falar sobre o que ele não é.


Com o que já foi citado, é perceptível que o Forn Siðr desenvolveu-se através dos séculos, não estando nem preso a um período do passado, e nem vinculado às vertentes neo-pagãs. É importante ressaltar e esclarecer que o Forn Siðr não é, sob qualquer hipótese, um sinônimo para o Ásatru (este sim, neo-pagão) e demais vertentes recentes do “paganismo” nórdico - já que o Forn Siðr é uma religião nativa Escandinava. Assim, esta Fé não foi influenciada pelo neo-paganismo: não encontramos nela as influências de magia cerimonial, ou do movimento new-age, ou práticas modernas como a “roda do ano” utilizada em diversas vertentes neo-pagãs (a contagem do tempo no Forn Siðr é sinódica).


Outro ponto importante de ser comentado é que é comum encontrar em grupos de discussão no Facebook e demais redes sociais a falsa concepção de que tudo que é chamado de “pagão” faz parte de alguma vertente de “bruxaria”, quando na verdade não só os nórdicos, como outros povos de origem indo-europeia não tinham bons olhos para com a bruxaria, mesmo muito antes da cristianização. Portanto, o Forn Siðr não é, sob nenhuma hipótese, uma tradição de bruxaria.


O Forn Siðr é profundamente devocional e a magia nunca foi e nem pode ser desvinculada da religião, sendo um recurso impossível de se praticar de forma separada da sincera devoção aos Regin. Qualquer tentativa de minimizar a fé nativa nórdica e sua cultura a práticas mágicas é uma deturpação das mesmas e uma mentira histórica.

Aprenda sobre os vikings, lendo uma das obras da Livraria Livros Vikings

Forn Siðr é religião. Não é filosofia. Não é “agregável” a outras formas de fé, pois é uma religião completa e autossuficiente em si. Os praticantes do Antigo Costume Nórdico (heiðin) realizam suas práticas sem mesclas a outras formas de crença.


Não há uma proibição quanto a que pessoas que tenham outra fé paralelamente pratiquem o Forn Siðr, mas quando é este o caso as práticas ocorrem, impreterivelmente, separadamente em relação as de outras crenças.


Quem quer que se proponha a algo diferente, ou a tentar misturar o Forn Siðr com qualquer outra coisa, seja qual for, não é um heiðinn. Para ser um heiðinn, é necessário de fato honrar os Antigos Costumes, e isto não se faz possível quando se quebra mútuas tradições religiosas, satisfazendo apenas questões do próprio ego.


Conheça melhor o trabalho do Caminho Nórdico (@caminhonordico), acessando: Instagram/caminhonordico, Facebook/caminhonordico e o canal do YouTube ou ainda, assista-o em nosso menu vídeo/religiosidade. Se preferir, mande um e-mail para caminhonordico@gmail.com e tire as suas dúvidas.


FONTE: Caminho Nórdico (Instagram)

COSTA, Denise. Forn Siðr: uma breve introdução, parte II: contextualização das distinções da religião. Caminho Nórdico. São Paulo, 15 de dez. de 2020. Disponível em: <https://www.instagram.com/caminhonordico/>. Acesso em: 17 de nov. de 2021.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Komentarai

Įvertinta 0 iš 5 žvaigždučių.
Kol kas nėra įvertinimų

Pridėti vertinimą
Livros Vikings na Google News
bottom of page