top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

FORN SIÐR: UMA BREVE INTRODUÇÃO, PARTE I: AS RAÍZES QUE EMBASAM A RELIGIÃO

Atualizado: 17 de nov. de 2021

Em parceria com o @caminhonordico, a @livrosvikings tem a honra de apresentar, semanalmente, conteúdos de fontes seguras relacionados à Fé Nórdica Ancestral — Forn Siðr/Heiðinn Siðr/Forn Sed.


Forn Siðr: uma breve introdução, parte I: as raízes que embasam a religião
Odin por Johan Egerkrans. — Pinterest

Forn Siðr (Antigo Costume, em Norrœnt) é a fé nórdica nativa, portanto ela é pré-cristã. Em diálogo com os textos escandinavos como a Edda poética e a Edda em prosa, os estudos etimológicos e arqueológicos possibilitam o entendimento do desenvolvimento dos costumes religiosos e culturais nórdicos.


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora

Os relatos das Eddas e Sagas são contemporâneos às práticas nativas escandinavas, e os costumes permanecem vivos, como nos relata a Gyðja Guðrún Kristín Magnúsdóttir “Ergo: blót has always been legal in Iceland in spite of dominance of the church.” Guðrún é a precursora do instituto islandês Óðsmál, que preserva e explica (sem alegorias) sobre as Eddas e a cultura nórdica, trazendo ricos estudos etimológicos que enriquecem a compreensão dos textos.


Há o mal entendido moderno de que todas as práticas religiosas e espirituais pré-cristãs foram perdidas, cessadas. Isso não é realidade para todos os povos. Enquanto algumas culturas tiveram de fato uma “quebra”, a cultura e fé nórdicas nunca foram perdidas, muito embora a cristianização tendo ocorrido na Escandinávia, ainda que tardiamente em comparação a outros locais da Europa.


Também é importante ser citado que durante a cristianização a conversão nem sempre era real, acontecendo de ser “de faixada” para que os praticantes da Fé não fossem afastados de cargos públicos, por exemplo. Em outros casos, as pessoas realmente se convertiam ao cristianismo.


O termo Forn Siðr é atestado na Saga Ólafs hins helga Haraldssonar (Saga de Ólafr Haraldsson, o Santo), no capítulo 76: “Í Svíþjóð var þat Forn Siðr, meðan heiðni var þar, at hǫfuðblót skyldi vera at Uppsǫlum at Gói”, na tradução de Allan Marante “Na Suécia havia este Forn Siðr (costume antigo), enquanto a heiðni (crença pagã) perdurou por lá, que um hǫfuðblót (grande sacrifício) fosse realizado em Uppsala, no Góa (mês nórdico entre fevereiro e março)”.

Aprenda sobre os vikings, lendo uma das obras da Livraria Livros Vikings

O estudo do Norrœnt é essencial no Forn Siðr. Não é culturalmente correto utilizar “pagãos” para referir-se aos praticantes do Forn Siðr, eles devem ser chamados de “heiðin” (Aqueles que honram o costume). Sendo este um termo atestado, como vimos. Logo, o Forn Siðr não se trata, em nenhuma hipótese, de um “sinônimo” para vertentes neo-pagãs nórdicas, já que nem sequer “pagão” serve para definir esta fé, muito embora “paganismo” seja uma palavra utilizada de forma recorrente para a assimilação do público leigo quanto a que estamos tratando de algo pré-cristão.


Os textos escandinavos (como as Eddas e as Sagas) preservaram a história, práticas, costumes, e entendimento de mundo dos povos nórdicos. São fontes primárias que dão alicerce ao entendimento da fé nativa.


Embora haja muita alegoria em textos entendidos como “mitológicos”, tais alegorias não são consideradas no Forn Siðr. Este recurso ocultou, e desta forma, preservou os conhecimentos debaixo dos olhos da cristianização na Escandinávia, mas ressalto: no Forn Siðr não se compreende as descrições alegóricas como se fossem reais.


Por meio do lúdico, do alegórico, a sabedoria ancestral pôde perdurar e continuar a ser compreendida por quem tem embasamentos para entender os textos ancestrais.


Conheça melhor o trabalho do Caminho Nórdico (@caminhonordico), acessando: Instagram/caminhonordico, Facebook/caminhonordico e o canal do YouTube ou ainda, assista-o em nosso menu vídeo/religiosidade. Se preferir, mande um e-mail para caminhonordico@gmail.com e tire as suas dúvidas.


FONTE: Caminho Nórdico (Instagram)

COSTA, Denise. Forn Siðr: uma breve introdução, parte I: as raízes que embasam a religião. Caminho Nórdico. São Paulo, 12 de dez. de 2020. Disponível em: <https://www.instagram.com/caminhonordico/>. Acesso em: 10 de nov. de 2021.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page