top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Modelo Design - Escola de Arte

MAIS UMA CAVERNA DA ERA VIKING FEITA PELO HOMEM FOI DESCOBERTA NA ISLÂNDIA

Na Islândia, escavações de um sítio da Era Viking revelaram uma caverna artificial anteriormente desconhecida.


Uma caverna da Era Viking feita pelo homem foi descoberta na Islândia
Crédito da Imagem: Instituto Arqueológico da Islândia

Especialistas do Instituto Arqueológico da Islândia escavam perto da pequena vila de Oddi em Rangárvellir, Islândia. Oddi era a sede do Oddaverjar, um poderoso clã do período medieval islandês. Um de seus membros mais famosos foi Sæmundur, o Erudito (1056-1133 d.C.), que escreveu as primeiras histórias dos reis noruegueses.


O assentamento se desenvolveu e se tornou um importante centro de cultura e aprendizado, tendo o santo padroeiro da Islândia, Þorlákur Þórhallsson, recebido sua educação em Oddi, desde os nove anos de idade (1142-1147 d.C.).


Aprenda sobre os vikings, lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Viking, clicando aqui.


As cavernas artificiais de Oddi foram descobertas pela primeira vez em 2018. Porém um projeto de pesquisa mais recente, parte de um estudo de dois anos, descobriu uma caverna muito maior interconectada em um sistema de cavernas mais amplo.


Os arqueólogos acreditam que a nova caverna pode ser um nautahellir, uma baia usada para gado e cavalos. Tais cavernas são mencionadas nas “Lendas dos Santos” do Bispo Þorlákur de 1210-1250 d.C., que descreve o desabamento de um nautahellir com 12 touros no interior, tendo apenas um dos animais resgatado com vida. A arqueóloga Kristborg Þórsdóttir disse:


“Embora seja mais antiga que isso, é provável que a caverna tenha sido usada para o gado. Se foi para aquele touro específico, não sabemos. Entretanto, a história de seu uso obviamente remonta a mais longe do que conseguimos rastrear, por hora”.

Torne-se um escritor de sucesso, clicando aqui.


As escavações têm sido um processo lento e perigoso, pois a caverna foi cavada em arenito macio, que é poroso, portanto, propensa a desmoronar.


“Ainda temos que cavar mais fundo, pois apenas trabalhamos para tornar as condições seguras”, concluiu Kristborg.

FONTE: Heritage Daily

MAN-MADE Viking-era cave discovered in Iceland. Heritage Daily. Luton. 30 de mai. de 2022. Disponível em: <https://www.heritagedaily.com/2022/05/man-made-viking-era-cave-discovered-in-iceland/143731>. Acesso em: 06 de jun. de 2022. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Livros Vikings na Google News
bottom of page