No final de semana, em Scarborough, uma Big Dig no estilo Time Team acontecerá com dezenas de trincheiras na Cidade Velha para buscar informações sobre os seus antigos colonos — incluindo os romanos e os vikings.
Uma escavação preliminar no Phonenix Court Hotel na Castle Road rendeu uma incrível variedade de achados para o deleite dos proprietários Mike e Donna Buttery — de uma ponta de flecha de sílex neolítica até quatro baldes de ladrilhos medievais esmaltados, além do fragmento de um jarro de Scarborough Ware com cerca de 800 anos.
O centro da escavação é o Market Hall, onde, de sexta a domingo, há atividades gratuitas, bem como experiências práticas para as crianças, a fim que as mergulhem no longínquo passado do resort.
Os visitantes terão a oportunidade de manusear objetos genuínos que recontam a história, relembrando o passado, e até mesmo de se vestirem como um romano.
Também será possível jogar uma Aventura Arqueológica de Minecraft, planejada e projetada pela Krash Labs em Scarborough.
A maior parte dos 25 locais de escavação está em terrenos de Habitação Social, Beyond Housing, sendo espaços abertos semipúblicos, onde não houve muitas pesquisas arqueológicas anteriores. Cerca de 35 voluntários participam da escavação, e os organizadores esperam que as pessoas que moram nos apartamentos participem.
John Oxley, cofundador e organizador do Big Ideas By The Sea, disse que esperava encontrar mais da cerâmica medieval de Scarborough Ware, incluindo os intrincados jarros Knight — que teriam sido trazidos por um cavaleiro para enfeitar sua mesa e fornecer um estímulo visual aos próprios contos de cavalaria.
Os jarros, eram muito caros, ele explica, "se encaixam em toda a narrativa da cavalaria", mas foram criados antes das transcrições das lendas arturianas.
“O melhor da vida medieval era que as pessoas gostavam de contar histórias, e quem os trazia (jarros) podia colocá-las na mesa.
"Ele mesmo teria sido um cavaleiro e montado a cavalo e vestido assim, teria usado como um ponto focal às histórias sobre as suas aventuras."
Os jarros foram feitos em oficinas de cerâmica que estavam localizadas ao longo da Castle Road e Auborough Street, onde algumas das trincheiras estão.
As trincheiras são cavadas com 1m de profundidade, mas vestígios de atividade romana e viking, normalmente são encontrados muito mais fundo, assim como a cerâmica dos Séculos X e XI, que pode ter sido trazida à superfície pelas pessoas que cavavam aterros no passado, espalhando o material pelos seus jardins.
"Sabemos que é provável que haja atividade romana e viking na área da Cidade Velha, mas será muito difícil encontrá-la, porque está enterrada muito fundo", disse Oxley.
The Big Dig é financiada pela Anglo American.
O Gerente Geral de Assuntos Externos da Anglo American Crop Nutrients, Matt Parsons, disse: “Estamos muito satisfeitos por patrocinar o evento inaugural Big Dig em Scarborough. Estamos empenhados em desempenhar um papel ativo e positivo em nossas comunidades.
“Apoiar o evento Big Dig irá inspirar os locais a se interessarem pela história arqueológica da cidade, que é extremamente importante”.
Haverá várias visitas guiadas reserváveis às trincheiras públicas: sábado 11h, 13h e 15h, domingo 11h e 13h.
Para reservar, visite a página Big Ideas By The Sea Eventbrite.
FONTE: Yorkshire Post
WOOD, Alexandra. Neolithic arrowhead and part of medieval 'face' jug found as part of Time Team-style Big Dig in Scarborough. Yorkshire Post. Yorkshire, 23 de jul. de 2021. Disponível em: <https://www.yorkshirepost.co.uk/heritage-and-retro/heritage/neolithic-arrowhead-and-part-of-medieval-face-jug-found-as-part-of-time-team-style-big-dig-in-scarborough-3320680>. Acesso em: 23 de jul. de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
#viking #vikings #eraviking #medieval #entretenimento #arqueologia #artefatosvikings #york #leeds #yorkshire #inglaterra #vikingsnainglaterra #livrosvikings