• Livros Vikings

UM BROCHE VIKING RARO EM FORMATO DE CAIXA FOI ENCONTRADO NO NORDESTE DA ESTÔNIA

Um broche do início da Era Viking, totalmente preservado, foi encontrado no nordeste da Estônia nesta primavera (outono por aqui). Acredita-se que tenha pertencido a uma mulher nascida na ilha de Gotland que se mudou para o atual território estoniano durante sua vida.



O broche de bronze em forma de caixa foi encontrado na vila de Varja, no condado de Ida-Viru.


Mauri Kiudsoo, arqueólogo e detentor da coleção de pesquisa arqueológica da Universidade de Talín (TLÜ), disse que o broche encontrado em Varja foi fundido como uma peça única.


O item decorativo foi totalmente preservado, com apenas um pequeno dano à superfície, provavelmente como resultado do cultivo da terra, disse Kiudsoo. O pino, aparentemente feito de aço, também está faltando.


De acordo com Indrek Jets, pesquisador familiarizado com os estilos de ornamentos da época, o ornamento de animal no broche representa o chamado estilo Broa, permitindo que ele seja datado do final do Século VIII ou IX.


O broche foi encontrado nas margens de um antigo pântano, onde provavelmente durante a Era Viking havia uma fazenda isolada.


Kiudsoo explicou que a vila de Varja está situada na parte nordeste da antiga paróquia de Askälä, e que a região na costa norte da Estônia, entre o rio Purtse e a atual cidade de Kohtla-Järve, se destaca por sua excepcional riqueza arqueológica. A Rota Oriental, uma importante rota comercial da Era Viking, percorria a costa norte da Estônia.


O arqueólogo disse acreditar que o broche encontrado em Varja pertencia a uma mulher nascida na ilha de Gotland, que se instalou na região de Viru, na Estônia, mais tarde em sua vida. Apoiando esta hipótese, está o fato de que itens decorativos semelhantes foram amplamente utilizados em Gotland durante a Era Viking, mas não são comuns em outros lugares. Kiudsoo disse que centenas de broches em forma de caixa como o encontrado recentemente na Estônia foram achados em Gotland.


Ao contrário dos itens pertencentes aos guerreiros, os itens decorativos femininos de origem escandinava raramente são encontrados na Estônia. O único broche em forma de caixa encontrado aqui (Estônia), até hoje, foi em Kasari, no oeste da Estônia, mas ainda não foi entregue ao Heritage Board e poderia ser datado como posterior a Era Viking.


FONTE: ERR

VAHTLA, Aili. Rare box-shaped Viking brooch found in Northeastern Estonia. ERR, Talín, 25 de nov. de 2019. Disponível em: <https://news.err.ee/1006840/rare-box-shaped-viking-brooch-found-in-northeastern-estonia>. Acesso em: 03 de dez. de 2019. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #tesouro #tesouroviking #Estônia #VikingsNaEstônia #LivrosVikings

75 visualizações

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0