Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasil é parceira da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

PUBLIQUE

EDITAL

BIOGRAFIA

BLOG VIKING

CONTATO

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

  • Livros Vikings

RARA PEÇA DE JOGO DE TABULEIRO VIKING FOI ENCONTRADA EM LINDISFARNE

Arqueólogos britânicos anunciaram a descoberta de uma peça rara de jogo de tabuleiro, que data de um dos primeiros ataques vikings na ilha de Lindisfarne. A ilha e seu mosteiro foram saqueados pelos vikings no ano 793 d.C.


FONTE: Forbes

Relatos na Crônica Anglo-Saxônica, cartas pessoais e a famosa Pedra do Dia do Juízo Final são as primeiras fontes escritas de ataques vikings e, portanto, os ataques são considerados o início da Era Viking. Eles foram os primeiros de muitos ataques a mosteiros. Bem abastecidos de riquezas e suprimentos, contudo mal defendidos, os prédios eram alvos atraentes para os vikings.


Peça do jogo Viking clássico

Escavações recentes em Lindisfarne localizaram um cemitério e pelo menos um prédio, mas agora a equipe encontrou vários objetos do início da Era Viking que fornecem um elo tangível entre o mosteiro local e a cultura da Escandinávia. Uma das mais notáveis é a peça de jogo de tabuleiro, descoberta em uma vala em setembro do ano passado.


Arqueólogos dizem que a pequena peça de jogo é feita de vidro azul e branco, além apresentar de gotas de vidro branco formando uma coroa. Pode ser de uma variante do jogo de tabuleiro Viking hnefatafl, também conhecida como Mesa do Rei. Tendo semelhanças com o xadrez, o jogo de tabuleiro estratégico simula um ataque Viking. O jogo desfrutou de um renascimento nos países nórdicos, tendo sido produzidas versões modernas e tardias.


Embora objetos semelhantes tenham sido encontrados na Irlanda, Alemanha e Suécia, é apenas a segunda peça desse tipo já encontrada no Reino Unido.


FONTE: Forbes

O trabalho para encontrar o mosteiro original continua

Apesar das fontes escritas, as evidências arqueológicas sobre a própria Lindisfarne têm sido escassas. A localização exata do mosteiro de madeira original não é conhecida. As ruínas visíveis em Lindisfarne hoje são de um priorado posterior. Nos últimos anos, arqueólogos da Universidade de Durham e voluntários da organização DigVentures têm trabalhado para encontrar os restos do mosteiro original.


Faça parte do livro Mitologia Nórdica: uma coletânea de contos contemporâneos, saiba mais...


Embora os arqueólogos não tenham como saber se a peça foi largada por um invasor Viking ou se era um local, eles podem tirar algumas conclusões com base na aparente alta qualidade da peça e na datação da vala por volta da época dos primeiros ataques Vikings.


O principal arqueólogo do projeto, David Petts, professor de arqueologia da Universidade de Durham, disse ao The Guardian que Lindisfarne teria sido um lugar movimentado: “Muitas vezes pensamos no cristianismo medieval primitivo, especialmente nas ilhas, como terrivelmente austero: que todos viviam uma vida brutal e difícil. A qualidade da peça sugere que esse não é um jogo tão antigo — alguém na ilha deveria estar vivendo um estilo de vida de elite.


O DigVentures é uma plataforma de crowdfunding e crowdsourcing que permite a participação cívica em projetos de arqueologia e patrimônio. Fundada em 2012, a equipe já executou mais de 40 projetos e tem parceiros no Reino Unido, Europa e EUA.


FONTE: Forbes

NIKEL, David. Rare Viking Era Board Game Piece Discovered On Lindisfarne. Forbes. Nova Iorque, 07 de fev. de 2020. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/davidnikel/2020/02/07/rare-viking-era-board-game-piece-discovered-on-lindisfarne/#4e0e184b3ec0>. Acesso em: 07 de fev. 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #jogo #tabuleiro #jogoviking #jogodetabuleiro #lindisfarne #inglês #vikingsnainglaterra #livrosvikings


  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0