• Livros Vikings

PEDRA DA ERA DO GELO FORNECE POUCAS PISTAS SOBRE O PASSADO VIKING DE SADBERGE

Uma pedra da Era do Gelo em uma vila do nordeste da Inglaterra esconde uma história marcante.


A pequena notável vila próxima a Darlington, que antes foi um importante centro Viking

A aparentemente insignificante vila de Sadberge, na saída da A66, entre Stockton e Darlington, na verdade, tem uma das histórias mais extraordinárias da Inglaterra.


Uma placa anexada a uma grande pedra da Era Glacial na Green Village, é um lembrete de quão importante Sadberge já foi.


Diz: "Esta pedra foi colocada aqui para comemorar o Jubileu de Ouro de Victoria, Rainha do Reino Unido, Imperatriz da Índia e Condessa de Sadberge, 1867".


A vila é o único Wappentake Viking do Nordeste — uma espécie de distrito administrativo Viking. Mais tarde conhecido como Earldom of Sadberge, este distrito se estendia de Hartlepool a Middleton em Teesdale — mas, estranhamente, o distrito não incluía Darlington ou Stockton.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Os Wappentakes podiam ser encontrados nas partes da Inglaterra colonizadas pelos vikings dinamarqueses e continuaram sendo importantes centros administrativos na Idade Média. A palavra Wappentake significa literalmente 'tomada de armas' e refere-se à maneira pela qual as terras eram mantidas, em troca de serviços militares por um chefe.


Sadberge é um nome de origem viking derivado de 'Setberg', que significa 'colina plana' — uma descrição precisa da localização da vila.


Hoje, como muitas áreas do Vale dos Tees, Sadberge tem um senso de identidade bastante confuso.


Embora a menos de três quilômetros ao norte do Rio Tees, Sadberge nunca esteve em Yorkshire, e originalmente não ficava em Durham. Quando esses dois condados começaram a se desenvolver, Sadberge e seu distrito foram deixados de lado, pois ficavam sob o domínio do Reino da Nortúmbria, tornando-se uma parte periférica do emergente Condado de Nortumbrilândia.


Para aumentar ainda mais a confusão, Nortumbrilândia foi efetivamente dada à Escócia pelo Rei Estêvão da Inglaterra em 1139, para que o Rio Tees se tornassem realmente a fronteira sul do Reino da Escócia. Isso durou 18 anos, porque a Nortumbrilândia foi retomada à Inglaterra pelo Rei Henrique II.


Hugh Pudsey, Príncipe Bispo de Durham (1153-1195) foi o principal responsável pelo declínio da importância do distrito de Sadberge. Ele adicionou o "condado" a Durham em 1189 e a partir de então, Sadberge passou a ser governada pelos príncipes bispos de Durham.


O Condado de Sadberge incluía as antigas paróquias de Hart, Hartlepool, Greatham, Stranton, Elwick, Stainton (perto de Sedgefield), Elton, Long Newton, Egglescliffe, Middleton St George, Low Dinsdale, Coatham Mundeville, Coniscliffe e Gainford em Teesdale.


Apesar de sua queda de status, Sadberge manteve um certo grau de independência e continuou a ser administrada como um condado quase autônomo até 1576.


Mesmo no final do Século XIX, ainda havia referências ocasionais aos "condados de Durham e Sadberge".


Em 1836, as receitas do Bispado de Durham, incluindo Sadberge, passaram à Coroa.


Agradecemos a David Simpson, do Site do Nordeste da Inglaterra —englandsnortheast.co.uk — por sua ajuda na compilação deste artigo.


FONTE: The Nothern Echo

WHITE, Andrew. Ice age stone provides few clues to Sadberge's Viking past. The Nothern Echo. Darlington, 28 de jun. de 2020. Disponível em: <https://www.thenorthernecho.co.uk/news/18544901.ice-age-stone-provides-clues-sadberges-viking-past/>. Acesso em: 29 de jun. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos na Redes Sociais.


#viking #vikings #eravikng #medieval #sadberg #setberg #northumbria #inglaterra #vikingsnainglaterra #livrosvikings

73 visualizações

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0