• Livros Vikings

O CAPACETE VIKING DO SÉCULO X ENCONTRADO NA INGLATERRA

Objeto data do Século X e foi achado nos anos 1950 na cidade de Yarm, mas sua origem permaneceu um mistério — até agora.


Arqueólogos encontram primeiro capacete viking na Inglaterra (Foto: Durham University)

Nos anos 1950, durante a criação do sistema de esgoto da cidade de Yarm, no nordeste da Inglaterra, um grupo de trabalhadores encontrou um capacete de ferro centenário. O artefato foi estudado e passou décadas no Museu Preston Park, também na Inglaterra, mas os detalhes sobre o objeto nunca haviam sido revelados — até agora.


Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Durham revela que o item é um capacete viking feito no século 10. Em artigo publicado na edição de agosto da Medieval Archaeology, a equipe conta que esse é o primeiro capacete viking encontrado na Inglaterra. E uma descoberta dessa é rara: o único acessório semelhante encontrado quase completo foi em 1943, na fazenda Gjermundbu, na Noruega.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Como explicam os autores, entre os séculos 6 e 8, os capacetes eram utilizados mais para simbolizar autoridade e riqueza do que para a proteção — seus donos, inclusive, eram enterrados com o artefato. Entretanto, entre os séculos 9 e 11, esses acessórios passaram a ser usados em confrontos, o tornou difícil a tarefa de encontrá-los em pesquisas nos séculos seguintes. Raramente eles eram enterrados, porque, na maioria das vezes, passavam de um guerreiro para o outro até serem destruídos em alguma batalha.


Publique a sua obra pela Livros Vikings, saiba mais...


De acordo com o novo estudo, avaliando a composição e o formato do capacete, foi possível concluir que o item tem origem no século 10 e, provavelmente, foi usado por alguém antes de ser enterrado. Ao analisar os danos no objeto, os pesquisadores constataram que a maior parte é devido à erosão, mas também por uma pá ou escavadeira que o atingiu em algum momento da história.


Objeto que data do século 10 e foi encontrado nos anos 1950 em Yarm, nordeste da Inglaterra, mas sua origem permaneceu um mistério — até agora (Foto: Durham University)

FONTE: Revista Galileu

ARQUEÓLOGOS encontram raro capacete viking na Inglaterra. Revista Galileu, Rio de Janeiro, 10 de ago. de 2020. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2020/08/arqueologos-encontram-raro-capacete-viking-na-inglaterra.html>. Acesso em: 11 de ago. de 2020.


Seja umas das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando o nosso WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #capacete #capaceteviking #elmoviking #vikinghelmet #livrosvikings

143 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo