• Livros Vikings

NOMES VIKINGS: DOS HISTÓRICOS AOS MAIS POPULARES

O melhor lugar para começar é a Era Viking. Ao falar sobre a Era Viking, as pessoas geralmente se referem ao período da história escandinava que durou de 793 d.C. (a época dos primeiros ataques vikings registrados à Inglaterra) até 1066 d.C. (antes da Conquista Normanda da Inglaterra). Durante este período, os vikings participaram de inúmeras expedições às terras estrangeiras e realizaram ataques.


Crédito da Imagem: redcharlie/Unsplash

Sua presença foi sentida em todo o norte da Europa e além, com vários países e nações diretamente afetados pelo apetite dos vikings por conquistas e glória. Ao negociar, pilhar e conquistar, os vikings adquiriram numerosos tesouros que muitas vezes levavam aos seus países de origem. No entanto, uma caracterização da Era Viking em torno de sua brutalidade é excessivamente simplista.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Os vikings também se engajaram no comércio, e seus navios foram fundamentais para garantir novas receitas ao povo nórdico da época. Esses navios sobrevivem até hoje, e os melhores preservados podem ser vistos no Museu do Navio Viking em Oslo, Noruega. O museu abriga navios que foram carregados à costa para que pudessem ser usados em rituais de enterro vikings.


Nomes vikings — influências míticas e ambientais

Durante a Era Viking, o cristianismo cresceu em popularidade, a ponto de substituir a antiga crença nórdica e o panteão da época. A influência do panteão nórdico nas práticas de nomenclatura da Era Viking foi significativa: meninos e meninas costumavam a receber nomes inspirados nas divindades. Os meninos costumavam ter os nomes relacionados a Thor, o famoso Deus do trovão e seu Mjolnir, a exemplo de nomes como Toke, Tora, Troels e Thorsten. Por outro lado, as meninas eram frequentemente chamadas de Inge em homenagem ao Deus Ing e Thurid em honra ao Deus Thor.


Nomes relacionados aos inimigos das divindades nórdicas também eram populares, muitos deles sendo nomes de animais — o Museu Nacional da Dinamarca destaca Jörmungandr (“a serpente Midgard”) e o lobo Fenrir como exemplos. Os vikings às vezes eram chamados de Ulf (“lobo”), Bjørn (“urso”) ou Orm (“serpente”), como reconhecimento à importância dessas criaturas míticas na cultura viking.


---- Continua após a Publicidade ----


Nomes populares inspirados nos vikings

Muitos nomes da Era Viking ainda são amplamente dados às crianças em toda a Escandinávia. Nomes como Erik, Frode, Hilda e Sigrid são comuns na Noruega, enquanto nomes como Sigrid, Rune e Tove costumam ser dados na Dinamarca.


Além disso, a cultura popular, como a série dramática Vikings, reacendeu o interesse por nomes vikings entre os novos e futuros pais, aumentando a popularidade de nomes como Ragnar, Ivar, Sigurd, Erik, Svein, Torstein, Helga, Therese e Magnus.


Historicamente, alguns nomes vikings também eram inscritos com bênçãos ou poderes especiais, conferindo proteção e resistência ao longo da vida. Existem inúmeros exemplos de tais práticas de nomenclatura: Hilda, significando "a lutadora", Signe, significando "aquele que é vitorioso", Erik, significando "o governante absoluto", Frode significando "o sábio e inteligente" e Sigrid, significando “A amazona vitoriosa”, tudo se encaixava nesse padrão.


Como saber se um nome viking é autêntico?

Numerosas inscrições rúnicas e topônimos carregam nomes vikings autênticos e interessantes. As famosas pedras Jelling dinamarquesas (Jellingstenene), grandes pedras rúnicas esculpidas que datam do Século X d.C .da cidade dinamarquesa de Jelling, contêm inscrições rúnicas que mencionam os nomes Harald, Gorm e Thyra:


“O rei Harald ordenou que este monumento fosse feito em memória de Gorm, seu pai, e Thyra, sua mãe, aquele Harald que conquistou para si toda a Dinamarca e a Noruega, além de torná-las cristãs” — inscrição rúnica de Jellingstenene


Descobertas arqueológicas de túmulos vikings também desenterraram esqueletos vikings, entalhes de madeira intrincados e uma variedade de artefatos vikings. Nomes também foram descobertos em fragmentos de crânio, onde foram inscritos.


É interessante notar que os vikings, na ocasião, também tinham alcunhas — apelidos dados para distingui-los devido a um traço particular ou para indicar suas conexões ou relações com alguém ou algo (por exemplo, Erik, o Vermelho).


A ascensão do Cristianismo durante a Era Viking também trouxe o aumento da popularidade de nomes religiosos associados à Bíblia Sagrada. No entanto, esses nomes não "espremem" os nomes vikings, que são comumente dados em todos os países nórdicos até hoje.


Os significados de mais de 30 nomes vikings

O Museu Nacional da Dinamarca exibe uma série de outros nomes vikings masculinos fascinantes, incluindo Bo (que significa "o residente"), Birger (que significa "o guardião"), Gorm (que significa "aquele que adora a Deus"), Halfdan (que significa "o meio-dinamarquês ”), Knud (significando“ o nó ”), Kåre (significando“ com cabelo encaracolado ”), Leif (significando“ o descendente ”), Njal (significando“ o gigante ”), Sten (significando“ a pedra) , Skarde (significando "com a covinha no queixo"), Sune (significando "o filho"), Svend (significando "o homem livre que está a serviço de outro"), Trygve (significando "o confiável"), Ødger (significando " riqueza e lança”) e Åge (significando“ o homem que ara”).


Além dos nomes vikings femininos já mencionados, outros nomes interessantes incluem Astrid (que significa "a bela, amada"), Bodil (que significa "penitência e luta"), Frida (que significa "paz"), Gertrud (que significa "a lança" ), Gro (significando "crescer"), Estrid (significando "deus e belo"), Gudrun (significando "deus e runa"), Gunhild (significando "lutar"), Liv (significando "da vida"), Randi ( significando "o escudo ou santuário"), Revna (significando "o corvo"), Sif (significando "a esposa e noiva"), Tove (significando "a pomba"), Thyra (significando "útil"), Yrsa (significando "selvagem ou ursa”), Ulfhild (significando “o lobo ou batalha”) e Åse (significando “a deusa”).


Procurando uma experiência viking da vida real?

Os entusiastas podem encontrar uma série de festivais e reuniões viking para visitar em toda a Escandinávia. Um grande exemplo é o Museu Viking Lofotr em Borg, um pequeno povoado ao norte da vila de Bøstad, no município de Vestvågøy, em Nordland, que apresenta a maior casa da era Viking já encontrada, além de festas e atividades vikings as quais os visitantes podem participar.


Atirar arcos e flechas, remar em navios Viking, participar de uma festa viking ... O Museu atende até mesmo os fãs vikings mais exigentes. Há também um festival Viking de cinco dias com um mercado, RPG's Viking, jogos, competições, palestras, teatro, concertos e muito mais.


O festival geralmente ocorre durante o verão, no porto de navios vikings. O primeiro festival Viking foi organizado em 2004 e tem crescido em popularidade desde então. Milhares de convidados visitam todos os anos para se juntar à diversão.


No Brasil, você pode conhecer a Vila Viking Brasil, localizada em Juquitiba-SP, saiba mais acessando: www.vilaviking.com.br


FONTE: Norway Today

CAPAR, Robin-Ivan. Viking names: From the historic to the most popular. Norway Today. Oslo, 06 de out. de 2020. Disponível em: <https://norwaytoday.info/culture/viking-names-from-the-historic-to-the-most-popular/>. Acesso em: 07 de out. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #nome #names #vikingsnames #nomesvikings #livrosvikings

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0