Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

HOOGSTRATEN, A CIDADE BELGA FUNDADA POR UM VIKING — SERÁ?

De acordo com a lenda, a cidade de Hoogstraten, Antuérpia, foi fundada por um viking que fugia de seu rei. Mas, será verdade?


Hoogstraten, a cidade belga fundada por um viking — será?
Fonte da Imagem: Pixabay — Creative Commons
Apoie a Livros Vikings...

Diz-se que a cidade de Hoogstraten foi fundada por um Viking. Essa é uma lenda que apareceu pela primeira vez em um livro de Thomas Ernst van Goor em 1744 d.C. O viking em questão é Gelmel. Ele recebeu a ordem de levar a filha do rei da Dinamarca à Inglaterra para se casar com o rei inglês. Infelizmente, em mar aberto, um desastre aconteceu e a princesa caiu no mar e se afogou. O viking temia que o rei da Dinamarca o matasse, pois não havia cuidado bem de sua filha e, portanto, fugiu. Depois de navegar por algum tempo, Gelmel chegou à costa belga pelo rio Mark, onde decidiu estabelecer um assentamento, Hoogstraten.


O antigo acampamento viking agora é uma prisão

Na Hoogstraten de 2021, ainda há muitas referências a Gelmel. Há uma Gelmelstraat, um viveiro Gelmeltjes, o café Gelmel etc. Em homenagem ao 800º aniversário da cidade de Hoogstraten foi encenado um musical sobre Gelmel. Entretanto, será que aquele viking foi realmente o fundador da Hoogstraten ou isso não passa de uma lenda?


“É uma bela história, mas nenhuma evidência científica foi encontrada, provando que vikings estiveram em Hoogstraten”. — Guy Muësen, historiador


Publique seu livro pela Livros Vikings

Nossa investigação nos leva ao centro escolar penitenciário de Hoogstraten, o lugar no qual atualmente os detidos trabalham e recebem treinamento. O castelo de Hoogstraten fica naquele local. A parte mais antiga do edifício data dos Séculod XV e XVI. Segundo a lenda, o castelo foi construído sobre as ruínas do assentamento viking de Gelmel. Diz-se que ele construiu um acampamento quando chegou a Hoogstraten.


“É uma história linda e eu adoraria acreditar, mas nenhuma evidência foi encontrada de que os vikings realmente estivessem aqui”, diz Guy Muësen. Ele trabalha para a cidade de Hoogstraten e é historiador por formação. Segundo ele, já foram feitas muitas escavações em Hoogstraten, mas nada da Era Viking foi encontrado.


Contudo, de acordo com Muësen, ainda existem algumas escavações planejadas nas proximidades do castelo, para logo que for restaurado. “Embora me surpreendesse se algo fosse encontrado”, diz Muësen. “No tempo dos vikings, esta área era uma grande floresta com alguns pântanos aqui e ali. Não havia pessoas ou assentamentos à vista. Quando os vikings iam a qualquer lugar, era para saquear ou negociar, mas não havia vilas ou cidades perto de Hoogstraten ou arredores. Não havia riqueza. O que eles poderiam vir buscar?".


DNA Viking

Portanto, por enquanto, não há achado arqueológico que prove que os vikings realmente estiveram em Hoogstraten na época. Porém, e quanto ao DNA dos habitantes de Hoogstraten? Se seus ancestrais fossem vikings, seria possível rastreá-los.


Aprenda sobre os vikings, lendo uma das obras da Livraria Livros Vikings

“É preciso ver nosso DNA como um arquivo, que contém muitas informações sobre os nossos ancestrais”, disse Maarten Larmuseau. Ele trabalha como geneticista para KU Leuven and Histories vzw. Ele conduziu pesquisas sobre o DNA de muitos europeus.


“Ao estudar o nosso DNA e o de alguns esqueletos escavados, podemos reconstruir uma árvore genealógica que remonta a vários séculos.”


“Os vikings certamente estiveram aqui para saquear. Alguns podem ter permanecido, mas não ao ponto de afetar o DNA”.


Larmuseau também estudou a influência dos vikings no DNA da Antuérpia. “Até hoje não temos nenhum vestígio de que o DNA viking esteja presente no DNA da população flamenga nativa. Nem mesmo na região de Hoogstraten. Isso contrasta fortemente com o leste da Inglaterra, onde os vikings estabeleceram assentamentos e onde de fato viveram e tiveram filhos”.


Fazendeiro ou Viking?

O fato de não haver vestígios dos vikings em nosso DNA não significa que eles não tenham estado aqui. “Os vikings realmente estiveram aqui em Flandres. Isso é demonstrado por pesquisas históricas e arqueológicas", disse Larmuseau." As chances são pequenas de que eles tenham ficado aqui e tenham descendentes como na Inglaterra. Eles estavam aqui apenas para saquear. Talvez alguns tenham ficado, mas não ao ponto de afetar o nosso DNA”, disse Larmuseau.


Por que as lendas como as de Hoogstraten continuam vivas, então? “Os vikings fazem parte de nossa memória coletiva”, disse Larmuseau. “Nós realmente queremos descender deles. As pessoas ficam fascinadas com as suas origens... querem descender de alguém nobre ou de um viking, o que, claro, é mais interessante do que de um fazendeiro ou trabalhador”.


FONTE: Vrt Nws

HERMANS, Anneke. Mysteries ontrafeld: stroomt er nog Vikingbloed door de aders van Hoogstratenaren?. Vrt NWS. Hoogstraten, 30 de jul. de 2021. Disponível em: <https://www.vrt.be/vrtnws/nl/2021/07/30/mysterie-ontrafeld-vikingen/>. Acesso em: 02 de ago. de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #dna #dnaviking #história #arqueologia #hoogstratenaren #antuerpia #bélgica