• Livros Vikings

FINALMENTE A ESCAVAÇÃO DO NAVIO VIKING DESCOBERTO NA NORUEGA TEVE INÍCIO — O PRIMEIRO EM 100 ANOS

Quase dois anos após a sua descoberta por georadar, o túmulo em Navio Viking Gjellestad está em processo de escavação. Faz 100 anos que o último projeto completo de escavação de Navios Vikings ocorreu na Noruega.


Os arqueólogos descobriram o navio Gjellestad Viking usando a moderna tecnologia de georadar no final de 2018. NIKU

Uma descoberta vulnerável

Um cerimonial do Ministro de Clima e Meio Ambiente da Noruega, Sveinung Rotevatn, lançou o projeto de escavação, que deve durar cinco meses.


Em 2019, uma escavação experimental revelou que a quilha de madeira estava intacta, entretanto, em más condições. Rotevatn disse que a descoberta é de importância internacional e que a imediata escavação é fundamental:


“A descoberta é muito vulnerável à intervenção humana, às mudanças climáticas, e sabemos que está sofrendo com degradação ativa. Portanto, faz-se necessário que o governo forneça financiamento para interromper a degradação e garantir a descoberta e o seu potencial de conhecimento, o mais rápido possível”.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Um centro de poder da Era Viking

Os arqueólogos do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriram, em 2018, uma marca clara de um navio durante um estudo de georadar na área.


O local do enterro de Navios Vikings foi descoberto no campo de uma fazenda na região de Oslofjord, no sudeste da Noruega, a mesma região em que os outros Navios Vikings famosos foram descobertos há mais de 100 anos.


Os enterros de tais navios eram reservados para pessoas poderosas. Os pesquisadores acreditam que é possível que a pessoa enterrada em Gjellestad possa ter vivido na mesma época que as outras enterradas nos navios de Oseberg e Gokstad, do outro lado do Oslofjord, consolidando ainda mais a reputação da área como um centro de poder da Era Viking.


Um processo de cinco meses

Knut Paasche, da NIKU, explica que os arqueólogos, principalmente do Museu de História Cultural da Universidade de Oslo passarão o primeiro mês removendo a camada superior do solo com o uso de máquinas, contudo mesmo essa etapa poderá gerar surpresas: “O navio não está fundo no subsolo, talvez apenas a meio metro, permitindo que itens como jóias, pregos ou armas possam ser acessados pelo solo”.


Após o primeiro mês, os arqueólogos recorrerão ao trabalho manual para desenterrar os restos do navio. Quanto ao que esperar, Paasche acredita que ainda haja uma ou duas tábuas de cada lado da quilha intactas. "O restante da madeira provavelmente deixou uma camada escura em todo o solo", disse ele.


Novo aprendizado sobre navios antigos

Antes da escavação de Gjellestad, apenas três navios ainda existiam das muitas centenas que teriam sido enterrados na Noruega durante a Era Viking. Os navios Oseberg, Gokstad e Tune estão todos em exibição no Museu do Navio Viking de Oslo.


Paasche está empolgado com o potencial de aprendizado que o navio Gjellestad pode oferecer: “Para entender e explicar melhor o período Viking, precisamos entender os navios como fundamentais para o comércio e a expansão. Essa é uma rara oportunidade de aprender mais”.


A escavação de 2019 já revelou alguns fatos interessantes. A quilha ajudou os arqueólogos a determinarem que o navio era da Era Viking, mas também parecia ser diferente dos outros navios já conhecidos.


“É muito menor, mas poderá ser diferente se escavarmos mais partes do navio. Também podemos descobrir mais sobre que tipo de barco esse teria sido. Temos a esperança de encontrar um pouco do mastro. Se estiver preservado, poderá nos ajudar a determinar se encontramos um navio à vela”, explicou o gerente de projeto Christian Løchsen Rødsrud.


FONTE: Forbes

NIKEL, David. Norway’s First Viking Ship Excavation For 100 Years Is Underway. Forbes. Nova Iorque, 26 de jun. de 2020. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/davidnikel/2020/06/26/norways-first-viking-ship-excavation-for-100-years-is-underway/#58674f45b69f>. Acesso em: 26 de jun. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings).


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #navioviking #barcoviking #vikingship #drakkar #livrosvikings

Parceiros:

Modelo Design é parceira da Livros Vikings
Denis Matyis é parceiro da Livros Vikings
Vila Viking Brasil é parceira da Livros Vikings
Walfenda é parceira da Livros Vikings
Hidromel Yggdrasill é parceira da Livros Vikings
O Mercado Viking é um parceiro Livros Vikings
UNIP Ourinhos é parceira da Livros Vkings
Nórdicos Estradeiros são um parceiro Livros Vikings

LIVROS VIKINGS

Av. Paulista 171, 4º andar, Bela Vista, São Paulo-SP, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 · IE: 128201172111

Prazo máximo de entrega: 30 dias (Brasil)

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

© 2019 por LIVROS VIKINGS. Orgulhosamente criado pela LV-SVO

Código de Defesa do Consumidor

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0