Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

A RARA LÂMINA DE COMBATE DA ERA VIKING QUE FOI DESCOBERTA ACIDENTALMENTE

Os arqueólogos que vasculhavam o Parque Paisagístico Wdecki em Kujawsko-Pomorskie, Polônia, descobriram uma longa e rara lâmina que certamente é de origem viking. O termo "langsax" refere-se à tradicional faca longa ou adaga de cepas germânicas, as quais eram geralmente usadas horizontalmente em uma bainha pendurada em um cinto. A palavra "lang" indica o comprimento da arma.


A rara lâmina de combate da era viking que foi descoberta acidentalmente
A lâmina de quase um metro permaneceu em excelentes condições. Fonte da imagem: Mateusz Sosnowski
Apoie a Livros Vikings...

A lâmina foi descoberta por acidente: os pesquisadores procuravam um dos campos de batalha do conflito pomerano-polonês de 1091, onde o príncipe Ulászló I tentou ocupar a região da Pomerânia, que é uma localidade histórica na parte norte das atuais Polônia e Alemanha, na costa sul do Mar Báltico.


“O arqueólogo Mateusz Sosnowski da equipe do Wdeck Landscape Park, conduziu e coordenou a pesquisa e descreveu a longa lâmina como um "achado confuso".


Tal qual o HeritageDaily afirmou ao portal de ciências online, nenhuma pista cultural que pudesse indicar uma conexão mais ampla com o meio ambiente foi encontrada no sítio arqueológico.


No entanto, de acordo com o Dr. Piotr Pranke, um cientista do Departamento de História da Escandinávia da Universidade Nicolaus Copernicu sugeriu que a lâmina longa seja provavelmente um "langsax" norueguês extremamente raro (uma longa faca ou punhal das tribos germânicas), que data do Século VIII.


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora

“O comprimento total da arma é de 90 centímetros, sendo sua lâmina de 80 centímetros”.


Sosnowski explicou: “Esta arma de tamanho impressionante se parece exatamente com uma faca longa que facilmente rivalizaria com as espadas de dois gumes contemporâneas”.


De acordo com um primeiro exame, a lâmina longa está em condições quase perfeitas, com apenas a ponta parcialmente dobrada.


Sosnowski revelou que exames metalográficos detalhados serão realizados para estudar a microestrutura da liga metálica, o que permitirá obter mais conhecimento sobre a singularidade da arma.


FONTE: Origo

VÉLETLENÜL fedeztek fel egy ritka, viking kori harci pengét. Origo. Budapeste, 24 de ago. de 2021. Disponível em: <https://www.origo.hu/tudomany/20210824-tokeletes-allapotu-harci-penget-talaltak-lengyelorszagban.html>. Acesso em: 24 de ago.de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #arqueologia #faca #facaviking #seax #langseax #lâmina #lâminaviking #polônia #vikingsnapolônia #livrosvikings