• Livros Vikings

A LÍNGUA DOS VIKINGS E O IRLANDÊS ANTIGO VOLTARÃO A VIDA ATRAVÉS DA MÚSICA

Os sons das primeiras línguas medievais, incluindo os extintos irlandês e o nórdico antigos, ganharão vida por meio de um projeto de pesquisa europeu pioneiro.


A língua dos vikings e o nórdico antigo voltarão a vida através da música
Imagem meramente ilustrativa. - Fonte da Imagem: Flickr

Vocalidade aumentada: recompondo os sons do irlandês e do nórdico antigos, liderado por especialistas do Royal Birmingham Conservatoire, parte da Birmingham City University, reunirá especialistas em música e linguística histórica para observar as pegadas sonoras dos vikings e dos celtas.


Peça para mídia fixa eletroacústica de Edmund Hunt, baseada no famoso e enigmático poema inglês Wulf and Eadwacer

A equipe, em colaboração com o Departamento de Anglo-Saxão, Nórdico e Céltico da Universidade de Cambridge, juntamente com três conjuntos de música contemporânea europeia, aplicarão um novo e poderoso processamento vocal e tecnologia de música eletrônica para desenvolver novos insights sobre as línguas, reanimando os texto sobreviventes – antes de compor novas composições para apresentações.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Birmingham Contemporary Music Group (BCMG) da Inglaterra, Hard Rain Soloist Ensemble da Irlanda do Norte e BIT20 Ensembled Noruega são as organizações parceiras do projeto, que acaba de receber £ 485.274 (aproximadamente R$ 3,5 milhões) em financiamento pelo Arts and Humanities Research Council (AHRC) .

Publique a sua obra pela Livros Vikings

O professor Lamberto Coccioli, diretor associado do Royal Birmingham Conservatoire e líder do projeto, disse: "Para muitas pessoas, frases como 'o início do período medieval' e 'a era Viking' evocam uma paisagem mental de espadas, capacetes, escaleres e cabanas de palha. É uma imaginação visual compartilhada que abrange projetos de escolas primárias, o mundo de fantasia historicamente inspirada de Tolkien e das séries como Vikings e O Último Reino. Mas, o que realmente sabemos sobre os sons que acompanham todas essas imagens?”.


“A Vocalidade Aumentada é um tipo incomum de projeto baseado na história: investigamos sons e textos poéticos da extinta língua nórdica e exploramos o que acontece quando vozes de um passado distante colidem com a performance musical contemporânea. Podemos trazer de volta à vida para o público moderno o poder expressivo original e imediatismo dessas vozes antigas? O compositor Edmund Hunt e eu estamos realmente entusiasmados com este desafio e esperamos apresentar nossas descobertas com colegas do Royal Birmingham Conservatoire, da University of Cambridge e de três novos conjuntos musicais importantes”.


Como parte do projeto Vocalidade Aumentada: Recompondo os sons do projeto irlandês e nórdico antigos, a equipe produzirá um banco de dados de áudio digital e uma biblioteca de amostras; software de processamento vocal e eletrônica; duas composições musicais para uma ou mais vozes, ensemble e eletrônica ao vivo, concertos públicos, apresentações em conferências e workshops no Reino Unido, Irlanda e Noruega.


FONTE: Eurasia Review

EXTINCT Viking And Irish Languages To Find New Life Through Music. Eurasia Review. Punjab, 12 de ago. de 2020. Disponível em: <https://www.eurasiareview.com/12082020-extinct-viking-and-irish-languages-to-find-new-life-through-music/>. Acesso em: 16 de ago. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #music #música #musicalidade #norrønt #nórdicoantigo #irlandesantigo #livrosvikings

128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo