Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

2 VIKINGS DA MESMA FAMÍLIA SERÃO REUNIDOS APÓS MIL ANOS

Dois vikings da mesma família serão "reunidos" mais de 1.000 anos após suas mortes. As evidências de DNA ligaram o esqueleto de uma vítima do massacre do dia de St. Brice em Oxford com outro esqueleto escavado na Dinamarca.


2 vikings de uma mesma família serão reunidos após mil anos
Rane Willerslev (à esquerda) e Angie Bolton acreditam que a descoberta destruirá mitos sobre os vikings. Crédito da Imagem: Concelho do Condado e Oxford

Acredita-se que o parente dinamarquês seja tio, sobrinho, avô, neto ou meio-irmão. Ambos os esqueletos serão incluídos na próxima exposição viking do Museu Nacional da Dinamarca.


O esqueleto de Oxford, conhecido como SK1756, é um dos 35 homens e garotos mortos no massacre de 1.002 d.C., conforme indicou um estudo realizado no Centro de Recursos do Museu do Condado de Oxfordshire em Standlake.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


O rei saxão Ethelred, o Unready, ordenou "o extermínio mais justo" de todos os dinamarqueses na Inglaterra após o ressurgimento dos ataques vikings. A vala comum foi descoberta em 2008 no St John's College da Universidade de Oxford.


------ Continua após a publicidade ------

Adquira as suas camisa da Saga Viking Oluap de Paulo Marsal

Retorno

O Dr. Rane Willerslev, diretor do Museu Nacional da Dinamarca, disse que a ligação entre os dois esqueletos foi "muito reveladora".


"Foi estranho ver este esqueleto deitado à minha frente — um de meus ancestrais — ele foi atingido de oito a dez vezes na cabeça e esfaqueado várias vezes na espinha”, disse ele.


"Achávamos que os vikings haviam deixado a Dinamarca para viver na Grã-Bretanha, mas não tínhamos certeza. Agora temos a evidência de que esses eram parentes", adicionou.


O Dr. Willerslev disse que embora "as pessoas sempre pensem que os vikings foram para o exterior, matar e saquear", nesta ocasião foi uma "vingança".


Angie Bolton, curadora de arqueologia de Oxfordshire, chamou o link de DNA de "incrível" e disse que "é um grande privilégio ter a coleção reconhecida dessa forma".

O SK1756 será transferido para Copenhagen na primavera.


FONTE: BBC

VIKING relatives to be 'reunited' as skeletons. BBC. Londres, 30 de set. de 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/uk-england-oxfordshire-54356483>. Acesso em: 01 de out. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #dna #vikingbones #ossadaviking #oxford #inglaterra #vikingsnainglaterra #livrosvikings