Argolas de prata da Era Viking foram encontradas na Noruega, lançando luz sobre a vida em uma grande e poderosa fazenda viking
Este é, sem dúvida, o evento mais significativo da minha carreira.
É o que afirma Volker Demuth, arqueólogo do Museu de Arqueologia da Universidade de Stavanger.
Ele se refere à descoberta de um tesouro de prata enterrado por vikings há mais de mil anos. Mas, por que esse tesouro foi escondido sob o que parece ter sido uma casa de escravos?
Publique seu livro pela Livros Vikings Editora — pode sair de graça!
Em uma encosta montanhosa no sul da Noruega, um fazendeiro preparava o terreno para uma nova estrada. Antes de começarem as obras, arqueólogos foram chamados para fazer uma inspeção na área.
Cerca de 20 centímetros abaixo da superfície, encontraram quatro grandes anéis de prata, cada um decorado de maneira diferente.
Enterrado entre escravos
Em um comunicado à imprensa da Universidade de Stavanger, Demuth, explicou que:
A escavação revelou que aqui existia uma grande e poderosa fazenda viking.
A fazenda viking incluía várias construções para abrigarem pessoas e animais. Os arqueólogos também encontraram restos de panelas de pedra-sabão, rebites, lâminas de faca e pedras de amolar.
Um dos achados mais surpreendentes foi uma pequena casa na fazenda, que provavelmente era usada pelos escravos (conhecidos como "thralls" entre os vikings). Segundo Demuth, o tesouro de prata estava enterrado sob o chão dessa casa.
Uma descoberta única
Por outro lado, o arqueólogo a Tengesdal Lygre, comentou que:
O primeiro pensamento foi que se tratava de fios de cobre torcidos, que muitas vezes encontramos em áreas agrícolas [...] Mas, ao ver que havia vários deles e que não eram de cobre, mas de prata, percebi que havíamos encontrado algo importante.
Volker Demuth destaca como esse achado é raro, pois é incomum os arqueólogos encontrarem artefatos valiosos exatamente onde os vikings os colocaram originalmente, tal qual expôs:
Normalmente, objetos como esses são encontrados em campos arados, onde são deslocados de seu contexto original. Como este tesouro de prata não foi movido, ele nos oferece novas perspectivas sobre a vida e a sociedade na Era Viking.
Forçados a fugir para as montanhas?
A fazenda viking estava estrategicamente localizada, permitindo controlar a entrada do fiorde. As escavações também indicam que a fazenda foi incendiada em algum momento.
A Era Viking na Noruega durou de 800 a 1050, e a fazenda e o tesouro de prata provavelmente datam do Século IX, uma época marcada por muitos conflitos, assim como disse Demuth:
Se os moradores da fazenda precisaram fugir de um ataque, faz sentido que tenham escondido seus bens valiosos antes de se refugiarem nas montanhas.
Prata de origem estrangeira
Naquela época, não havia minas de prata na Noruega, o que significa que a prata encontrada deve ter vindo do exterior. Os vikings adquiriam prata por meio de comércio, recebiam como presentes ou saqueavam durante suas incursões.
As pulseiras recém-descobertas se assemelham aos colares de prata encontrados na região em 1769. Os arqueólogos ainda não descartaram uma possível conexão entre os dois achados.
Após essa descoberta impressionante, as escavações da fazenda viking, que tem mais de mil anos, continuam.
A Era Viking foi a era da prata
O diretor do museu, Ole Madsen, da Universidade de Stavanger, afirmou que o tesouro de prata será exibido no museu assim que possível, argumentando:
Esta é uma descoberta extraordinária que nos proporciona uma visão única de um dos períodos mais importantes da história da Noruega: a Era Viking.
Quando os arqueólogos encontram tesouros de ouro na Noruega, eles geralmente são da Era das Migrações, entre 400 e 570.
Existem menos tesouros de ouro da Era Viking, mas os artefatos de prata são mais comuns. Durante a Era Viking, a prata substituiu o ouro em muitas funções.
As joias de prata na Era Viking eram frequentemente feitas a partir de moedas derretidas, muitas delas de origem árabe.
Uma região rica em descobertas de prata
Rogaland é a região da Noruega com o maior número de descobertas de prata da Era Viking, o que sugere que os vikings dessa região mantinham um contato extenso com o resto do mundo.
Curiosamente, muitas dessas descobertas vêm de regiões mais afastadas, levantando questões sobre as rotas comerciais vikings e suas interações com o mundo exterior.
Este artigo foi parcialmente criado por Inteligência Artificial (IA). Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!
Referência
AMUNDSEN, Bård. New discovery of Viking treasure: “This is undoubtedly the most significant event of my career”. Science Norway. Oslo, 12 de set. de 2024. Disponível em: <https://www.sciencenorway.no/archaeology-viking-age-vikings/new-discovery>. Acesso em: 13 de set. de 2024. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...
Mais uma maravilha de descoberta! E em área que provavelmente era uma fazenda norueguesa. Parabéns aos estudiosos a respeito da era Viking. Votos de sucesso. (eugenio.accs.ecj@gmail.com) Em 14 set. 2024 / sábado.