top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Uma espada viking com raras inscrições é encontrada na Noruega

O que se pensava ser lixo encontrado em quintal era na verdade uma espada viking em ótimas condições

 

Livros Vikings | Uma espada viking com raras inscrições é encontrada na Noruega
A espada encontrada em uma fazenda da Noruega. — Crédito da Imagem: Reprodução / Município do condado de Rogaland

Um fazendeiro em Suldal, na Noruega, descobriu uma rara espada viking em sua propriedade, possivelmente a primeira desse tipo encontrada no condado de Rogaland.

 

Arqueólogos e conservadores locais estão entusiasmados com a descoberta, especialmente devido às inscrições na lâmina, conforme informou em 29 de maio o Museu de Arqueologia da região em um comunicado à imprensa.

 

Øyvind Tveitane, proprietário da fazenda, relembrou o momento do achado:

 

Meu filho Haakon e eu estávamos arando a terra e retirando pedras quando fizemos uma pausa para conversar com um vizinho que nos visitava. Foi então que avistei algo de ferro, que estava prestes a jogar fora. Quando ia fazer isso, percebi que era uma espada. 'O que devo fazer agora?', pensei [...] Entendi rapidamente que essa não era uma descoberta comum. Para mim, era óbvio que eu deveria entregá-la. Isso faz parte da nossa história e é emocionante saber o que existia aqui antes. Acredito que muitos vikings estiveram aqui em Lovra.

 

O próximo passo do fazendeiro foi contatar as autoridades do condado e entregar a espada aos pesquisadores, que realizaram uma radiografia para revelar o que estava sob a argila, ferrugem e areia.

 

A conservadora Hege Hollund identificou contornos de inscrições com padrões de cruz e possivelmente letras na lâmina, embora ainda não tenha decifrado seu significado.

 

A análise levou os especialistas a acreditarem que a espada com 37 centímetros de comprimento — metade de seu tamanho original — poderia ser uma Ulfberht de alta qualidade, que na Era Viking era conhecida pela excelente fabricação.

 

Lars Søgaard Sørensen, da seção de patrimônio cultural do condado falou sobre a importância da descoberta:

 

Isso é muito raro. A espada era o maior símbolo de status na era viking e era um privilégio poder usá-la. Não é comum nós, arqueólogos, vivenciarmos algo assim [...] O fato de a espada ter ficado em argila compacta justifica seu estado de preservação tão bom.

 

Livros Vikings | A espada encontrada em uma fazenda da Noruega. — Crédito da Imagem: Reprodução / Município do condado de Rogaland
A espada encontrada em uma fazenda da Noruega. — Crédito da Imagem: Reprodução / Município do condado de Rogaland

Uma espada viking em ótima condição

Arqueólogo há 25 anos, Lars e seu colega Kim Thunheim, com 15 anos de experiência na área, relataram nunca terem visto algo semelhante, tampouco, em tão bom estado.

 

Algumas espadas anteriormente encontradas em Rogaland estavam em condições de conservação piores, como as encontradas em Østlandet, Trøndelag e no norte da Noruega.

 

Este artigo foi parcialmente criado por Inteligência Artificial (IA). Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!

 

FONTE: Aventuras na História

LIMA, Isabelly. Na Noruega, agricultor encontra rara espada viking com inscrições em fazenda. Aventuras na História. São Paulo, 03 de jun. de 2024. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/na-noruega-agricultor-encontra-rara-espada-viking-com-inscricoes-em-fazenda.phtml>. Acesso em: 04 de jun. de 2024. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)

 

Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...

 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page