top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Uma lendária Espada “Ulfberht” da Era Viking com 1.000 anos foi descoberta na Polônia

Uma rara espada da Era Viking de 1.000 anos foi encontrada em condição quase perfeita no leito de um rio na Polônia

 

Uma lendária Espada “Ulfberht” da Era Viking com 1.000 anos foi descoberta na Polônia
A rara espada da Era Viking com 1000 anos descoberta em bom estado de conservação, próxima a um rio da Polônia. — Crédito da Imagem: Facebook: Os radek Sportu i Rekreacji Wloclawek

Trabalhadores que drenavam o rio Wisla, na cidade de Wroclawek, se depararam com a espada "perfeitamente preservada" ao avistarem "um objeto metálico oblongo" saindo do sedimento.

 

Trabalhadores drenavam o local, quando encontraram a espada. — — Crédito da Imagem: Facebook: Os radek Sportu i Rekreacji Wloclawek
Trabalhadores drenavam o local, quando encontraram a espada. — — Crédito da Imagem: Facebook: Os radek Sportu i Rekreacji Wloclawek

A espada foi entregue aos pesquisadores da Universidade Nicolaus Copernicus em Torun, onde arqueólogos fizeram uma radiografia da arma e dataram-na como anterior a 950 d.C., além de descobrirem a inscrição da palavra 'Ulfberht'.

 

Apenas oito espadas desse tipo são conhecidas na Polônia e apenas 170 no restante da Europa.



Fabricada para alguns dos rivais dos Vikings, a espada Ulfberht era uma lâmina de alta tecnologia revolucionária e é considerada uma das maiores espadas já feitas. As espadas Ulfberht eram conhecidas por sua resistência, flexibilidade e nitidez, sendo altamente valorizadas pelos guerreiros Vikings.

 

Sambor Gawiński, do escritório de conservação da região de Cujávia-Pomerânia, afirmou:


Este é um achado extremamente valioso. Sabemos que essas chamadas espadas Ulfberht eram produzidas em algum lugar da Europa Central, mas não se sabe exatamente onde. Elas eram fabricadas usando métodos muito específicos com aço carbono de uma composição muito precisa. A quantidade de aço carbono utilizada era rigorosamente definida, tornando a espada muito forte e flexível — sua durabilidade e valor de combate dependiam disso [...] Mais importante ainda, após permanecer no lodo por mais de 1.000 anos, a espada foi preservada em excelente estado.

 

Com mais de 40 dessas espadas encontradas na Noruega, agora se presume amplamente que a descoberta recente também seja da Era Viking. No entanto, Gawinski também afirmou:

 

Várias teorias foram propostas e, até agora, todas as variantes são aceitáveis, mas precisamos aguardar os resultados de pesquisas mais detalhadas.

 

Wojciech Sosnowski, do departamento de arqueologia do Escritório Provincial para a Proteção de Monumentos em Toruń, disse ao site de notícias local Dzień Dobry Włocławek que:

 

Estamos lidando com um objeto muito delicado e valioso. A espada precisa ser urgentemente conservada. A situação é dinâmica, estamos apenas coletando informações sobre este objeto.


Espadas na Era Viking

As leis vikings preconizavam que todos os homens livres deveriam possuir armas e essas armas eram usadas em combate, mas também como símbolos de status, especialmente espadas com cabos frequentemente decorados em prata, cobre e bronze.


Realize o seu sonho e publique seu livro gratuitamente pela Livros Vikings Editora.

 

As espadas eram as mais caras de se fazer e eram um sinal de alto status. Algumas das primeiras lâminas vikings foram criadas usando uma técnica chamada "pattern-welding", que envolvia ferro forjado e aço suave.

 

As lâminas posteriores eram marcadas com símbolos específicos, acreditando-se serem o nome do fabricante, como Ulfberht. Cerca de 170 Ulfberhts foram encontradas, datando de 800 a 1.000 d.C., e eram feitas de metal tão puro que desconcertou os arqueólogos.

 

Em particular, a tecnologia necessária para forjar tal metal foi “inventada” cercar 800 anos depois, durante a Revolução Industrial.

 


Este texto foi parcialmente criado com Inteligência Artificial. Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!

 

FONTE: Daily Mail

WIDGHT, Ed. Rare 1,000-year-old 'Viking sword' is discovered in near perfect condition on a river bed in Poland. Daily Mail. Londres, 18 de jan. de 2024. Disponível em: <https://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-12977605/Rare-1-000-year-old-Viking-sword-discovered-near-perfect-condition-river-bed-Poland.html>. Acesso em: 18 de jan. de 2024. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)

 

Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...

 

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
Livros Vikings na Google News
bottom of page