top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Como estudar mitologia nórdica? Quem foram os vikings?

Atualizado: 5 de out. de 2023

Nos últimos anos, a Livros Vikings buscou promover conteúdos de qualidade oriundos de fontes fidedignas e a propósito do Mundo Viking. Tal esforço nos propiciou uma base sólida de seguidores (Gratidão!), bem como o status de maior blog de notícias em língua portuguesa sobre cultura, história e mitologia nórdicas.


Como estudar Mitologia Nórdica? Quem foram os vikings?
Crédito da Imagem: Diogo Massarelli

Diariamente, chovem-nos perguntas sobre os mais diversos temas, o que nos motivou a buscar parcerias com alguns dos maiores especialistas do Brasil, cujos trabalhos são pautados nas fontes primárias, achados arqueológicos e em conteúdos acadêmicos, tal qual faz o Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos/NEVE (referência no Brasil em pesquisa medieval) e o Caminho Nórdico (fonte segura de conhecimento sobre a fé nórdica ancestral — Forn Siðr).


Dentre as principais dúvidas, há duas cujas frequências nos impressionam, que são: Como estudar mitologia nórdica? E quem foram os vikings?


Neste sentido, nos dispusemos a escrever este artigo para tentar responder tais questões. Por outro lado, antes de explicar sobre como estudar mitologia nórdica, é importante expor a indispensável necessidade de buscar conhecimentos sobre a região, época, cultura e costumes do povo que primeiro aprendeu e difundiu tal sabedoria — diga-se, muito anterior à Era Viking.


Como estudar mitologia nórdica?

Certa vez aprendemos que a melhor resposta para qualquer pergunta é “depende”.


Neste caso, depende de sua intenção, pois se você quer se aprofundar no entendimento moderno e popular dos antigos deuses, recomendamos os livros:

Entretanto, se a sua vontade é aprender sobre a fé ancestral, os antigos costumes e a cultuar os Deuses, a primeira coisa que você precisa entender é que tal sabedoria você encontrará na Teologia Nórdica, cujos estudos são orientados pelas fontes primárias (entenda o que são fontes primárias, clicando aqui).


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora.

Neste ponto, o conhecimento deve ser buscado de forma profunda e não somente no que sabemos dos Deuses, como também nas origens e costumes do povo que os identificou. Ainda que nossas sociedades sejam muito distantes em vários aspectos, as preservações da lei e da ordem devem ser indiscutivelmente mantidas.


No Brasil, há poucos grupos de estudos sérios que buscam o real entendimento do que é a fé nórdica ancestral e, neste aspecto, confiamos e indicamos o Caminho Nórdico. Busque-os, pois não nos arriscaremos aqui, a ensinar o que eles tão bem o fazem, ainda assim, podemos indicar a leitura dos seguintes livros, que, sem dúvidas, alicerçarão o seu aprendizado:



Quem foram os vikings?

Hoje conhecemos como vikings, os escandinavos (Suécia, Dinamarca e Noruega) que viveram, segundo a cronologia inglesa — a mais aceita no ocidente —, de 793 d.C (ano da primeira invasão registrada ao Mosteiro de Lindisfarne na Inglaterra) e 1066 d.C. (ano da batalha de Stamford Bridge, que expurgou os vikings do poder).


Entretanto, diferentemente do que muitos acreditam, os nórdicos de outrora não se identificavam como vikings e, tampouco, se viam como um só povo, ao contrário, tinham governos, hábitos e costumes bastante distintos.


Suas incursões e áreas de atuação tinham destinos e objetivos diferentes, por exemplo, os suecos seguiam para o leste, principalmente pelos rios, conquistando e fundando cidades e países como a Rússia — os varegues também eram conhecidos como rús —, já os dinamarqueses seguiam por rotas marítimas ao oeste, pilhando e conquistando reinos, como a Irlanda e a Inglaterra, enquanto os noruegueses seguiam à região da Francia (hoje França) — certa vez, o então Rei da Francia, Carlos, o Simples, cedeu uma grande porção de seu território aos vikings em troca da cessão dos ataques e de proteção. Tal região ficou conhecida como Normandia, também lembrada pelo desembarque das tropas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial no famigerado Dia D, 6 de junho de 1944.


Popularmente, os vikings são sinônimos de impávidos guerreiros piratas, todavia, com um pouco de interesse e estudo, logo se tornam muito mais notáveis por suas façanhas comerciais, habilidades de navegação e construção naval, igualdade de gênero (especialmente, se comparados às outras culturas de sua época), diversidade, limpeza, organização e perseverança.


Aprenda mais sobre os vikings, lendo:

Vale lembrar que no Brasil existe uma vila viking recriada conforme achados históricos, praticamente feita a mão e que está localizada em Juquitiba-SP, a Vila Viking Brasil.


por LIVROS VIKINGS


Se for compartilhar este artigo, por favor, não esqueça de citar a fonte, a Livros Vikings.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
Livros Vikings na Google News
bottom of page