Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

SNORRI STURLUSON E AS FONTES PRIMÁRIAS

Em parceria com o @caminhonordico, a @livrosvikings tem a honra de apresentar, semanalmente, conteúdos de fontes seguras relacionados à Fé Nórdica Ancestral — Forn Siðr/Heiðinn Siðr/Forn Sed.


Snorri Sturluson e as Fontes Primárias
Snorri Sturluson por Hauks Stefánssonar (1930)

Snorri Sturluson

Um dos autores mais famosos de fontes escandinavas é o islandês Snorri Sturluson, um escritor medievalista e líder do parlamento da Islândia que viveu no século XIII, autor da Snorra Edda, conhecida como "Edda em Prosa".


Embora o trabalho de Snorri seja posterior ao do Eddukvæði, ele ainda preserva a essência da poesia escandinava tradicional, mantendo os heitar (nomes poéticos) e os kenningar (termos poéticos), em listas educacionais nos apêndices de suas obras.


As mais belas obras da Escandinávia medieval têm uma característica única de aliteração e métrica, preservadas até hoje na língua islandesa, como o fornyrðislag (lei das palavras antigas). Isso é inclusive usado nas práticas religiosas nórdicas, como no Forn Siðr, praticado até hoje.


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora

Fontes Primárias

As fontes primárias escandinavas são os manuscritos escritos em norrœnt mál (língua nórdica antiga), principalmente aqueles que foram escritos entre os séculos X e XIII, ainda com as práticas poéticas dos Skáld (mestres em poesia), a exemplo do Codex Regius, o manuscrito que contém os poemas da Edda (Sabedoria da Bisavó), documentado como AM 738 4to, com nome técnico de Eddukvæði (Grande Sabedoria da Edda), e popularmente conhecido como "Edda Poética".


Incluímos também o Heimskringla (O Globo Terrestre), que contém a maior parte dos registros sobre a vida dos reis escandinavos, e a origem de algumas dinastias, como a dos Ynglingar, que fundaram a Suécia.


Quando dizemos que estas fontes não são mitológicas, é porque a maioria delas são relatos religiosos e/ou históricos, feitos na época, ou alguns anos depois que os eventos aconteceram.


Konungsbók Eddukvæða

Conheça melhor o trabalho do Caminho Nórdico (@caminhonordico), acessando: Instagram/caminhonordico, Facebook/caminhonordico e o canal do YouTube. Se preferir, mande um e-mail para caminhonordico@gmail.com e tire as suas dúvidas.


FONTES: Caminho Nórdico (Facebook)

MARANTE, Allan. Snorri Sturluson. Caminho Nórdico. São Paulo, 19 de jun. de 2021. Disponível em: <https://www.facebook.com/caminhonordico/>. Acesso em: 18 de ago. de 2021.


MARANTE, Allan. Fontes Primárias. Caminho Nórdico. São Paulo, 16 de jun. de 2021. Disponível em: <https://www.facebook.com/caminhonordico/>. Acesso em: 18 de ago. de 2021.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #fornsiðr #fé #heiðinnsiðr #heiðin #norse #nórdico #æsir #asynjur #heiðinn #havamal #edda #eddaemprosa #proseedda #fontesprimárias #snorristurluson #caminhonordico #livrosvikings