top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

A Senhora da Tundra: um conto viking contemporâneo

Paola Giometti, autora brasileira radicada na Noruega, é a mente criativa por de trás da obra A Senhora da Tundra, um conto ambientado em uma pseudorealidade da Era Viking, na qual as pessoas acreditavam terem sido abandonadas pelos Deuses.


A Senhora da Tundra: um conto viking contemporâneo
Capa da obra "A Senhora da Tundra" de Paola Giometti, lançada no Brasil pela Editora Culturama

Índice


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora

Sobre a trama

O enredo amplamente diverso, traz elementos históricos em sinergia com a mitologia e as crenças nórdicas. Cheio de mortes, canibalismo e rituais bastante sangrentos, minunciosamente descritos por Giometti, o livro é voltado ao público adulto, o que de certa forma deixa a leitura ainda mais divertida e prazenteira, uma vez que o explicito é mais próximo do que se espera da temática “viking”.


A protagonista Jarnsaxa — guerreia draugr do Reino de Vholtor — é o ponto alto da obra e a sua jornada é bem definida e instigante, mantendo o leitor atento a cada uma de suas conquistas e provações. Em linhas gerais, após uma revelação de seu passado, Jarnsaxa, a bastarda do Rei Drakkar, se vê numa busca implacável pelo guerreiro escolhido por Odin para matar o líder dos draugar e assim, extirpar a sua raça canibal.


--

Sobre A Senhora da Tundra

A Senhora da Tundra é uma obra de 376 páginas (359 de história), que tem um glossário e um guia de pronuncias para as palavras estrangeiras, cuidadosamente selecionadas e inseridas para aumentar a imersão do leitor no período e no ambiente muito bem retratados por Giometti, quem disse:


Usei elementos culturais do Norte para inserir na mitologia, como se tentasse tornar a mitologia mais palpável e viva. Por exemplo, os elfos da mitologia e que estão no meu livro são derivados do povo sámi, que é o povo nativo, milenar escandinavo também conhecido como lapões, além de terem maior conexão com a natureza, sua forma antiga de fazer casas, roupas.

O Conhecimento e as percepções da autora sobre a cultura e a história escandinava, especialmente as norueguesas, além das inúmeras ilustrações, com certeza contribuíram para fazer desta obra ímpar, cheia de peripécias e empoderamento, tudo de forma crível e organizada.


O que para alguns podem ser negativos, são os trechos que parecem terem sido escritos à pressa ou sem a riqueza de detalhes que mereciam, entretanto, ao nosso ver, são muito mais frutos da estilística da autora do que quaisquer outras coisas, as quais de forma alguma interferem na qualidade geral da obra.


Sobre a autora

Paola Giometti é bióloga, PhD em Ciências e escritora brasileira, com obras publicadas voltadas ao público Infanto-juvenil. Aos 11 anos foi considerada a escritora mais jovem do Brasil com a publicação do livro Noite ao Amanhecer publicado pela Cassandra Rios.


Escreveu a série Fábulas da Terra composta pelos livros O Destino do Lobo, O Código das Águias e O Chamado dos Bisões (Elo Editora), sendo O Destino do Lobo um dos mais acessados na Ubook em 2016. Em 2018 lançou o livro Drako e a Elite dos Dragões Dourados (Lendari), sendo citado pela mídia como ''fantasia que reflete sobre as diferenças, ajudando jovens a superar pessimismo e problemas com autoestima'', livro que levou os 6 primeiros lugares do Alien Awards de 2018 por voto popular nas redes sociais, além de nomeá-la a melhor autora nacional no mesmo ano.


Adquira o seu exemplar da obra e/ou outros mais na Livraria Especializada Livros Vikings.


Paola Giometti
Paola Giometti

Em 2020 Paola fez o curso de Storytelling pela Pixar, lançou os livros Symbiosa e a Ameaça no Ártico e Noite ao Amanhecer (Elo Editora), The Destiny of the Wolves (Underline Publisher), do qual foi selecionado como o melhor livro de ficção do mês de dezembro pelo Reedsy Discovery.


Paola hoje faz parte do Catálogo Internacional de Escritores Brasileiros, sendo finalista do prêmio Reconhecimento Internacional da Literatura Brasileira promovida pela Academia Internacional de Literatura Brasileira e Focus Brazil New York 2020.


Atualmente vive em Tromsø, uma pequena cidade no extremo norte da Noruega, e dá continuidade a carreira literária com a publicação de El Destino del Lobo (Nordika), e no momento escreve O Hibernar do Urso e uma nova série sobre era viking e folclore nórdico dark.


Considerações Finais

Aos amantes dos “vikings”, A Senhora da Tundra é um “prato cheio”; a ambientação e a imersão são bastantes ricas e levam qualquer um ao Reino de Vholtor e à Escandinávia da Era Viking, conquanto, como todo livro de ficção não deve ser entendido como prova acadêmica ou científica, mas sim, ainda mais neste caso, como uma fonte inefável de entretenimento.


Assista a entrevista da autora Paola Giometti ao Canal Cricríticos para saber mais sobre a obra:



por LIVROS VIKINGS


REFERÊNCIAS:

GIOMETTI, Paola. A Senhora da Tundra. Caxias do Sul: Culturama, 2022.

GIOMETTI, Paola. Paola Giometti. Tromsø. Disponível em: <https://paolagiometti.com.br/about-me/>. Acesso em 22 de jan. de 2023.


Se for compartilhar este conteúdo, não deixe de citar a fonte, a Livros Vikings.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page