top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

A história real do Rei Viking Eric Bloodaxe

Conheça a emocionante história do Rei Viking Eric Bloodaxe — ou Eiríkr Blóðǫx em nórdico antigo ou ainda Érico, o Machado Sangrento em português —, descubra quem foram os seus rivais, bem como os jogos de poder que forjaram seu legado na história.


A história real do Rei Viking Eric Bloodaxe

Eric Bloodaxe é um personagem real da Era Viking e sua trajetória é repleta de eventos dramáticos. Aqui exploraremos a vida de Eiríkr Haraldsson, também conhecido como Eric Bloodaxe, e desvendar o passo a passo de sua história.


O nascimento do guerreiro viking

Eric Haraldsson nasceu em torno de 895 d.C., filho do Rei Harald Fairhair (Haraldr hárfagri)e da Rainha Ragnhild Ericsdatter (Ragnhildr Eiríksdóttir).



Ele tinha uma posição privilegiada entre os muitos filhos do rei, já que era o único filho de uma rainha. Esse fato o colocou em destaque na linha de sucessão.


O Rei Harald estava ciente dos desafios que poderiam surgir devido ao grande número de herdeiros, então ele distribuiu títulos reais e terras para cada um de seus filhos. No entanto, Eric recebeu um tratamento especial e foi designado co-regente em seus últimos anos.


Após a morte do rei, uma divisão de poder levou a confrontos sangrentos entre Eric e seus irmãos, resultando na perda de muitas vidas. Essa carnificina lhe rendeu o apelido de Eric Bloodaxe.


O Reinado de Eric Bloodaxe na Noruega

Eric governou a Noruega por cerca de cinco anos, incluindo seu tempo como co-regente. Por conta da falta de registros detalhados da época, as informações sobre seu reinado são escassas e incertas.


Realize o seu sonho e publique seu livro pela Livros Vikings Editora.


As sagas vikings que mencionam Eric Bloodaxe oferecem relatos divergentes sobre suas ações e personalidade. No entanto, é consenso que ele foi expulso da Noruega devido a suas políticas rígidas e ao seu reinado tirânico.


Moedas com a inscrição "Rei Eric" em latim.
Moedas com a inscrição "Rei Eric" em latim.

Eric Bloodaxe: Rei de Northumbria

No final de sua vida, Eric foi exilado da Noruega e se tornou Rei de Northumbria, na Inglaterra, governando a partir da cidade de York.


Embora haja divergências sobre a duração exata de seu reinado é inegável que ele governou em York, como atestam as sagas e moedas inscritas com "Ericus Rex".


Sucessores de Eric Bloodaxe na Noruega

Enquanto Eric estava no exílio, sua esposa Gunnhild (Gunnhildr) trabalhava arduamente para garantir que um de seus filhos ascendesse ao trono norueguês.


Seus esforços tiveram sucesso, e seu filho Håkon (Hákon) tornou-se rei com o apoio do Rei dinamarquês, Harald Bluetooth (Haraldr blátǫnn).



Após a morte de Eric Bloodaxe, Gunnhild encomendou um poema, " Eiríksmál", que descreve a entrada de Eric no Valhöll após sua morte. No entanto, a autenticidade desse poema é questionada pelos historiadores.


Eric Bloodaxe: uma personagem de fantasia viking

Para uma imersão mais profunda no universo de Eric Bloodaxe, o romance "Mother of Kings” — Mãe de Reis —, de Poul Anderson, baseado na Egils saga, oferece uma perspectiva intrigante sobre a vida de Gunnhild, esposa de Eric.


No entanto, é importante notar que o livro se enquadra no gênero de fantasia histórica e adota elementos mágicos da narrativa.


A história de Eric Bloodaxe é uma parte fascinante do legado viking, repleta de intrigas, disputas de poder e eventos marcantes. A figura de Eric Bloodaxe, deixa sua marca na história como uma personagem complexa e intrigante.


Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!


FONTE: Life in Norway

ALBERT, Daniel. Eric Bloodaxe: The Story of the Royal Viking Warrior. Life in Norway. Oslo, 02 de nov. de 2023. Disponível em: <https://www.lifeinnorway.net/eric-bloodaxe/>. Acesso em: 03 de nov. de 2023. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page