top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Leif Eriksson, o Lendário Explorador Viking

Atualizado: 19 de jan. de 2023

Leif Eriksson é considerado o primeiro europeu a chegar na América.


Leif Eriksson, o lendário explorador viking
Estátua de Leif Eriksson erguida em 2013 na Terra Nova (Newfoundland). Está é a terceira réplica da estátua de Seattle, criada por Phillip Levine.

Índice


Quem foi Leif Eriksson (970-1020 d.C.)?

Nascido no Século X, o explorador nórdico Leif Eriksson era o segundo filho de Erik, o Vermelho, que é creditado como o colonizador da Groenlândia. Por sua vez, Eriksson é considerado por muitos, o primeiro europeu a chegar na América, séculos antes de Cristóvão Colombo, conforme descrevemos no artigo “Novo estudo sugere que vikings estiveram na América há exatamente mil anos” ou em “Leif, o Sortudo teria chegado à América antes de Colombo?”.


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora

No entanto, os detalhes de sua viagem são uma questão de debate histórico, com uma versão alegando que o seu desembarque fora acidental e outra na qual navegara intencionalmente, depois de saber da região por outros exploradores. Em ambos os casos, Eriksson acabou retornando à Groenlândia, onde foi “contratado” pelo Rei da Noruega, Olaf Tryggvason (Olaf I), para espalhar o cristianismo. Acredita-se que Leif tenha morrido em 1020.


No início dos anos 60, a descoberta das ruínas de um assentamento viking na Terra Nova (Newfounland, Canadá) acrescentou peso aos relatos da viagem de Eriksson e, em 1964, o Congresso dos Estados Unidos autorizou a proclamação do Dia de Leif Eriksson, 9 de outubro.


Leia também a obra “Oluap a unificação” que narra de maneira ficcional e romanceada a história do “descobrimento” da América por Leif Eriksson.


Vida pregressa

Embora existam vários relatos, as diferenças em seus detalhes muitas vezes tornam difícil separar fato e lenda ao discutir a vida do explorador nórdico Leif Eriksson. Acredita-se que ele tenha nascido por volta de 960-970 d.C e que seja o segundo dos três filhos de Erik, o Vermelho, que fundou o primeiro assentamento europeu no que hoje é a Groenlândia. Como seu pai, Erik, o Vermelho, foi banido da Noruega e se estabeleceu na Islândia, é provável que Leif tenha nascido lá e criado na Groenlândia.


Região vinícola

Segundo a maioria dos relatos, por volta do ano 1000, Eriksson navegou da Groenlândia à Noruega, onde serviu na corte do Rei Olaf I, que o converteu ao cristianismo. Logo depois, Olaf encarregou Eriksson de fazer proselitismo em toda a Groenlândia e espalhar o cristianismo para todos os colonos de lá. Embora Eriksson eventualmente voltasse à Groenlândia, são os detalhes e os motivos de suas rotas que são o assunto de maior debate.


No relato islandês do Século XIII, a Saga de Erik, o Vermelho, diz-se que os navios de Eriksson se desviaram do curso na viagem de volta, encontrando terra firme no continente americano. É mais provável que tenham desembarcado no que hoje é a Nova Escócia, a qual Eriksson pode ter chamado de Vinland, talvez em referência às uvas bravas que seu grupo viu lá.


No entanto, a saga dos groenlandeses, que data da mesma época, sugere que Eriksson já tinha ouvido falar de “Vinland” por outro marinheiro, Bjarni Herjólfsson, quem esteve por lá mais de uma década antes, e que Eriksson navegara de propósito ao destino, desembarcando primeiro em uma região gelada que ele chamou de “Helluland” (que se acredita ser a Ilha de Baffin) e a densamente arborizada “Markland” (pensada como Labrador), isso antes de seguir à mais hospitaleira Vinland.


Assista ao vídeo “Os vikings estiveram na América e Brasil?” do nosso parceiro NEVE — também disponível no Viking Tube — para saber mais sobre o assunto:



Quaisquer que fossem os seus motivos, ou a falta deles, Eriksson é geralmente creditado como o primeiro europeu a pisar nas costas americanas, quase cinco séculos antes de Cristóvão Colombo chegar em 1492.


O retorno

Apesar de sua exploração, Eriksson nunca colonizou a região, nem seus irmãos Thorvald Eriksson e Freydis Eiríksdóttir ou mesmo o islandês Thorfinn Karlsefni, os quais visitaram Vinland depois de Eriksson. Retornando à Groenlândia, Eriksson dedicou sua vida a espalhar o cristianismo. Sua mãe, Thjodhild, converteu-se cedo e construiu a primeira igreja cristã da Groenlândia, em Brattahlid — a casa de Erik, o Vermelho, no leste do assentamento.


L'Anse-aux-Meadows. — Imagem:  Getty Images / Russ Heinl / All Canad Photo
L'Anse-aux-Meadows. — Imagem: Getty Images / Russ Heinl / All Canad Photo

A localização exata de Vinland não é conhecida, mas em 1963 ruínas de um assentamento viking do Século XI foram descobertas em L'Anse-aux-Meadows, no norte de Newfoundland. Agora rotulado como Patrimônio Histórico Nacional da UNESCO. Este é o assentamento europeu mais antigo encontrado na América do Norte e mais de 2.000 objetos vikings foram recuperados, apoiando os relatos de que Eriksson e seus homens passaram por lá antes de zarpar e voltar para casa.


O legado

Em reconhecimento à viagem pioneira de Eriksson, em setembro de 1964, o Congresso dos Estados Unidos autorizou que o Presidente dos Estados Unidos declarasse que dia 9 de outubro como o Dia de Leif Eriksson, porém apenas como uma data de observância. Ao longo dos anos, vários grupos tentaram transformá-la em um feriado, mas devido ao fato de que a viagem posterior de Cristóvão Colombo ter colaborado diretamente com a migração europeia à América do Norte, seu status permaneceu inalterado.


Apesar disso, a viagem de Eriksson é comemorada por estátuas nos Estados Unidos, Canadá, Noruega, Islândia e na Groenlândia. O Museu da Exploração na Islândia apresenta anualmente seus Prêmios Leif Eriksson por conquistas neste campo.


FONTE: Biography

LEIF Eriksson. Biography. Nova Iorque, 05 de mai. de 2016. Disponível em: <https://www.biography.com/explorer/leif-eriksson>. Acesso em: 02 de ago. de 2022. (Livremente traduzido e adaptado pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
May 01, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

oi


Like
Livros Vikings na Google News
bottom of page