Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

OS ELMOS DE VENDEL: AS ESPETACULARES RELÍQUIAS ESCANDINAVAS DO PERÍODO VENDEL — PRÉ-VIKING

Vendel e Valsgärde são dois sítios arqueológicos localizados na Suécia. Ambos os locais já foram usados como cemitérios. O sítio de Vendel é homônimo ao período pré-viking da região. Nesses locais de sepultamento, vários capacetes foram encontrados e são considerados alguns dos bens mais impressionantes de Vendel e Valsgärde — são conhecidos como os Elmos de Vendel. Capacetes semelhantes também foram encontrados fora da Suécia, em especial na Inglaterra.

Os Elmos de Vendel: as espetaculares relíquias escandinavas do período Vendel — pré-viking

Vendel e Valsgärde: cemitérios do período de Vendel

Os sítios de Vendel e Valsgärde estão localizados em Uppland, na costa leste da Suécia, e foram usados como cemitérios durante o período Vendel. De acordo com os arqueólogos, este período começou por volta de 550 d.C. e durou até cerca de 800 d.C. Em outras palavras, este foi o período que precedeu a Era Viking. Embora as pessoas que viveram na Suécia durante o período de Vendel não tenham deixado nenhum registro escrito próprio, eles foram registrados por pessoas de outras partes da Europa. Mais importante, eles deixaram a cultura material, que desde então foi escavada pelos arqueólogos.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Quando o sítio de Valsgärde foi descoberto em 1929, descobriu-se que o cemitério estava quase totalmente intacto. Posteriormente, fora praticamente escavado em sua totalidade. Os arqueólogos desenterraram pelo menos 62 sepulturas de cremação, bem como 15 inumações e sepulturas de câmara. As descobertas mais espetaculares do local, porém, foram os 15 enterros em navios. Para tal enterro, um barco era trazido para terra e transportado ao cemitério.


Antes do enterro, o navio era preenchido com todos os tipos de pertences “mortais” que o falecido pudesse utilizar na vida após a morte. Incluíam-se objetos práticos, como armas e armaduras, e objetos de lazer e estratégia, como jogos de tabuleiro. Observou-se que os bens mortuários do período de Vendel são normalmente folheados a ouro e ricamente adornados. Em comparação, os bens “mortais” da Era Viking subsequente que são visivelmente mais simples. Além disso, os vikings parecem ter preferido a prata ao ouro.


Os Elmos de Vendel são feitos de ferro e foram encontrados em vários sítios arqueológicos. (Statens Historiska Museum / CC BY 2.5 )

Elmos encontrados no cemitério de Vendel

Os capacetes são indiscutivelmente os bens mais impressionantes encontrados nos cemitérios da Era de Vendel. Como modelos, esses capacetes foram apropriadamente chamados de Elmos de Vendel. Embora seja quase certo que os capacetes tenham sido feitos na Escandinávia, permanecem dúvidas sobre como e quando esse tipo de capacete apareceu na região.


Geralmente, os estudiosos são da opinião de que os capacetes Vendel foram inspirados nos elmos romanos usados durante o Império Romano tardio. Alguns, por exemplo, sugeriram que os capacetes Vendel foram copiados e adaptados de elmos de gladiadores, enquanto outros sugerem que eles tiveram suas origens nos capacetes de desfile romanos ou nos elmos de crista ou cume usados pelos soldados durante o período romano tardio.


Comece a estudar sobre os vikings com as melhores obras do tema, disponíveis na Livraria Livros Vikings, aproveite!

Os Elmos de Vendel eram feitos de ferro, e como o capacete de crista romano tardio, sua “tigela” (a parte que cobre o crânio) consistia em duas ou quatro partes mantidas juntas por uma crista longitudinal. A propósito, esse design também foi usado para o Spangenhelm, um tipo de capacete que era popular na Europa durante o período medieval.


Voltando aos Elmos de Vendel, estes podem ser considerados não apenas como equipamentos de proteção, mas também como objetos de arte. Por exemplo, em alguns exemplares, a crista longitudinal foi feita na forma de um dragão, com a cabeça da criatura desenhada como a terminação da crista. A boca do dragão parece estar segurando os óculos de proteção e o protetor do nariz do capacete, os primeiros também estilizados. As bochechas também costumam ser anexadas aos Elmos de Vendel. Em alguns casos, um aventail era adicionado para uma proteção extra.


Detalhes de um Elmo de Vendel. (Statens Historiska Museum / CC BY 2.5 )