Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

COMO ESTUDAR MITOLOGIA NÓRDICA? QUEM FORAM OS VIKINGS?

Nos últimos anos, a Livros Vikings buscou promover conteúdos de qualidade oriundos de fontes fidedignas e a propósito do Mundo Viking. Tal esforço nos propiciou uma base sólida de seguidores (Gratidão!), bem como o status de maior blog de notícias em língua portuguesa sobre cultura, história e mitologia nórdicas.


Como estudar Mitologia Nórdica? Quem foram os vikings?
Crédito da Imagem: Diogo Massarelli

Diariamente, chovem-nos perguntas sobre os mais diversos temas, o que nos motivou a buscar parcerias com alguns dos maiores especialistas do Brasil, cujos trabalhos são pautados nas fontes primárias, achados arqueológicos e em conteúdos acadêmicos, tal qual faz o Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos/NEVE (referência no Brasil em pesquisa medieval) e o Caminho Nórdico (fonte segura de conhecimento sobre a fé nórdica ancestral — Forn Siðr).


Dentre as principais dúvidas, há duas cujas frequências nos impressionam, que são: Como estudar mitologia nórdica? E quem foram os vikings?


Neste sentido, nos dispusemos a escrever este artigo para tentar responder tais questões. Por outro lado, antes de explicar sobre como estudar mitologia nórdica, é importante expor a indispensável necessidade de buscar conhecimentos sobre a região, época, cultura e costumes do povo que primeiro aprendeu e difundiu tal sabedoria — diga-se, muito anterior à Era Viking.


Como estudar mitologia nórdica?

Certa vez aprendemos que a melhor resposta para qualquer pergunta é “depende”.


Neste caso, depende de sua intenção, pois se você quer se aprofundar no entendimento moderno e popular dos antigos deuses, recomendamos os livros:

Entretanto, se a sua vontade é aprender sobre a fé ancestral, os antigos costumes e a cultuar os Deuses, a primeira coisa que você precisa entender é que tal sabedoria você encontrará na Teologia Nórdica, cujos estudos são orientados pelas fontes primárias (entenda o que são fontes primárias, clicando aqui).


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora.

Neste ponto, o conhecimento deve ser buscado de forma profunda e não somente no que sabemos dos Deuses, como também nas origens e costumes do povo que os identificou. Ainda que nossas sociedades sejam muito distantes em vários aspectos, as preservações da lei e da ordem devem ser indiscutivelmente mantidas.


No Brasil, há poucos grupos de estudos sérios que buscam o real entendimento do que é a fé nórdica ancestral e, neste aspecto, confiamos e indicamos o Caminho Nórdico. Busque-os, pois não nos arriscaremos aqui, a ensinar o que eles tão bem o fazem, ainda assim, podemos indicar a leitura dos seguintes livros, que, sem dúvidas, alicerçarão o seu aprendizado: