top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Viking link e seus achados vikings, romanos e anglo-saxões

Uma emocionante descoberta arqueológica veio à luz durante a construção do Viking Link, um gigantesco cabo submarino que conectará a Dinamarca ao Reino Unido para a troca de eletricidade.


Viking link e seus achados vikings, romanos e anglo-saxões
O Viking Link conectará a Dinamarca e o Reino Unido para troca de energia elétrica. — Crédito da Imagem: Ground Engineering/GE

O projeto revelou um sítio arqueológico da Era Viking na região de Lincolnshire, junto com uma variedade de artefatos históricos que remontam aos tempos romanos e anglo-saxões.


O time de arqueólogos do Viking Link. — Crédito da Imagem: YANA-MASRI
O time de arqueólogos do Viking Link. — Crédito da Imagem: YANA-MASRI

Os arqueólogos que trabalham em colaboração com a equipe do Viking Link, desenterraram os restos mortais de 16 adultos, quatro adolescentes e duas crianças na vila de Bicker Fen, onde o projeto está localizado.


Um pente de osso dupla face incompleto, decorado com entalhes paralelos incisos. Romano: Séculos III-IV d.C.
Um pente de osso dupla face incompleto, decorado com entalhes paralelos incisos. Romano: Séculos III-IV d.C.

Além dos restos mortais, uma série de artefatos intrigantes foram encontrados, incluindo um pente ósseo romano e um alfinete para penteados, bem como um vaso para queima de incenso. Esses itens foram exibidos em julho num evento interativo em Lincolnshire, permitindo que os visitantes mergulhassem no passado da região.


Um fragmento de uma tazza de cerâmica cinza para alta temperatura com três áreas entalhadas ao redor do recipiente. Tazzas estão tipicamente associadas à queima de incenso. Romano: Séculos III-IV d.C.
Um fragmento de uma tazza de cerâmica cinza para alta temperatura com três áreas entalhadas ao redor do recipiente. Tazzas estão tipicamente associadas à queima de incenso. Romano: Séculos III-IV d.C.

Peter Bryant, membro da equipe do Viking Link, expressou sua empolgação com as descobertas:


As exposições foram um enorme sucesso e tem sido fantástico receber tantas pessoas interessadas em descobrir mais sobre o passado oculto da região.

As escavações também revelaram evidências de ocupação romana no local, com a identificação de um sistema de valas largas e profundas que definiam campos e áreas de atividade.



Além disso, uma variedade de ossos de animais indicou que os habitantes da época mantinham gado, ovelhas, porcos, cavalos e galinhas no local. A riqueza das cerâmicas romanas recuperadas na área sugere que o local foi predominantemente utilizado a partir do Século II d.C., durando até o Século IV.


Além disso, vestígios de uma paisagem agrícola anglo-saxônica foram encontrados em Bicker Fen, com valas curvas amplas que cercavam áreas de terra. Esses elementos reforçam a conexão histórica da região com a agricultura.


O Viking Link, um projeto conjunto entre a National Grid e a Energinet da Dinamarca, tem como objetivo conectar os sistemas de transmissão de eletricidade britânico e dinamarquês.


A construção desse interconector de eletricidade começou em 2019, com engenheiros instalando mais de 40 milhas (64,37 km) de cabos terrestres em Lincolnshire, estendendo-se de Sutton-on-Sea até o local do conversor do projeto em Bicker Fen.


O cabo percorre 475 milhas (764,43 km) sob terra e mar para unir Bicker Fen à vila dinamarquesa de Revsing. Uma vez concluído, o Viking Link possibilitará que os dois países compartilhem energia verde suficiente para abastecer até 1,4 milhão de residências no Reino Unido.


Realize o seu sonho e publique o seu livro pela Livros Vikings Editora.


Esse projeto não apenas representa um avanço na infraestrutura energética, mas também revela o riquíssimo passado histórico dessa região. As exposições das descobertas arqueológicas proporcionarão aos moradores e entusiastas uma janela fascinante para o passado profundo que permaneceu escondido sob o solo por séculos.


Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!


Referências:

BEAKE, Jenny. Anglo-Saxon burial site unearthed at Bicker Fen during National Grid Viking Link work. Spalding Today. Lincolnshire, 13 de ago. de 2023. Disponível em: <https://www.spaldingtoday.co.uk/news/anglo-saxon-burial-site-uncovered-by-archaeologists-9325527/>. Acesso em: 16 de ago. de 2023.


MARSAL, Paulo. Um sítio arqueológico da Era Viking em meio às obras de alta tecnologia. Livros Vikings. São Paulo, 31 de jul. de 2023. Disponível em: <https://www.livrosvikings.com.br/post/um-sitio-arqueologico-da-era-viking-em-meio-as-obras-de-alta-tecnologia>. Acesso em: 16 de ago. de 2023.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page