top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Uma representação de um navio viking pode ser a imagem mais antiga encontrada na Islândia

A descoberta foi feita no sítio arqueológico de Stöð, perto da vila de Stöðvarfjörður, situada no município de Fjarðabyggð, na costa leste da Islândia.


Uma representação de um navio viking pode ser a imagem mais antiga encontrada na Islândia
A representação de um navio vogando pelos mares, com cerca de 1 cm de largura. — Crédito da Imagem: Landnámsskáli í Stöð

Escavações anteriores encontraram dois Grandes Salões da era viking, sendo que o mais antigo data do período pré-migratório, acreditado geralmente ter ocorrido na segunda metade do Século IX d.C.


Aprenda sobre os vikings, lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings

As razões para a migração são incertas: mais tarde, na Idade Média, os próprios islandeses tendiam a citar conflitos internos causados pelas ambições do rei norueguês Harald I da Noruega, mas historiadores modernos sugerem fatores como escassez de terras cultiváveis na Escandinávia.


Estudos arqueológicos indicam que o local era um acampamento sazonal para pesca, caça, além de caça à baleia e produção de óleo de peixe. De acordo com as crônicas, a área foi colonizada por Þórhaddur, o Velho — de Trondheim na Noruega, onde viveu lá até sua morte.


Estudos recentes encontraram uma pedra de arenito esculpida que mostra uma representação de um navio viking. A representação foi encontrada em uma habitação primitiva que era um posto avançado para exploração de recursos naturais antes do estabelecimento mais amplo.


A estrutura tem cerca de 31,4 metros de comprimento e foi datada de aproximadamente 800 d.C., antecedendo o período de migração em cerca de 74 anos.


A representação mostra uma imagem gravada de um navio navegando no mar, com cerca de 1 cm de largura. Embora tais representações sejam comuns nos países nórdicos, os pesquisadores sugerem que a descoberta em Stöð seja a primeira representação registrada de um navio na Islândia e possa ser a imagem mais antiga já descoberta no país até o momento.


FONTE: Heritage Daily

MILLIGAN, Markus. Depiction of viking ship found in Iceland. Heritage Daily. St. Albans, 19 de jun. de 2023. Disponível em: <https://www.heritagedaily.com/2023/06/depiction-of-viking-ship-found-in-iceland/147694>. Acesso em: 19 de jun. de 2023. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page