Os segredos de dois elaborados túmulos vikings descobertos em Orkney serão revelados à medida que a análise das sepulturas começar.
Restos humanos foram encontrados na costa nordeste de Papa Westray, Orkney, em 2015, e agora acredita-se que os cemitérios podem ter feito parte de um cemitério maior na Era Viking.
Um raro túmulo em barco viking e uma segunda sepultura com um homem equipado com armas — incluindo uma espada — foram encontrados no local.
Os túmulos do Século X podem ser de colonos noruegueses da primeira geração de Orkney, devido às semelhanças com outros sepultamentos encontrados, apostam os especialistas.
A análise pós-escavação das sepulturas e seu conteúdo será realizada pela AOC Archaeology, após o financiamento ter sido obtido pelo Historic Environment Scotland.
Dra. Ciara Clarke, Diretora Executiva Adjunta da AOC Archaeology, disse: “O programa nos ajudará a entender essas pessoas, suas vidas e sua cultura, contando-nos mais sobre a vida em Orkney durante o Século X. Seremos capazes de comparar e contrastar as evidências com outros exemplos escoceses, bem como com sites semelhantes de todo o Mundo Viking.
“Estamos entusiasmados por embarcar neste projeto e ansiosos por trabalhar com o Historic Environment Scotland e a equipe de especialistas, incluindo o Dr. Stephen Harrison, da Universidade de Glasgow, para registrar, estudar e analisar as evidências contidas nesses túmulos da Era Viking".
As idades e o sexos dos corpos de Papa Westry serão determinados pela análise óssea e de ancestralidade genética a ser estabelecida através do Projeto Genoma Antigo. A dieta e o movimento dos vikings também serão pesquisados usando as técnicas científicas mais recentes.
Os restos mortais dos túmulos foram encontrados em Mayback, Papa Westray em 2015, enquanto uma casa era reformada.
Em abril daquele ano, os restos mortais do túmulo em barco foram encontrados, tendo o segundo sepultamento descoberto nas proximidades, alguns meses depois.
Investigações preliminares sugeriram que a segunda sepultura pertencia a um homem grande, enterrado em uma posição agachada com uma grande e larga espada colocada sobre o seu corpo, além dos vestígios do que parece ser uma bainha.
Uma possível ponta de lança, um aglomerado de objetos de ferro atrás da cabeça que poderiam ser pontas de flecha e um escudo de madeira com uma saliência de ferro foram recuperados.
Uma imagem mais completa dos túmulos e do que eles podem dizer sobre a vida viking em Orkney está prestes a surgir.
A Dra. Kirsty Owen, Chefe Adjunta de Arqueologia da HES, disse: “Estamos muito satisfeitos por financiar o trabalho deste projeto emocionante da AOC Archaeology, o qual esperamos que lance uma nova luz sobre as comunidades vikings de Orkney durante o Século X.
“Muitos dos cemitérios vikings que conhecemos em Orkney foram escavados no final do Século XIX e no início do XX, o que significa que temos uma rara oportunidade de investigar essa descoberta com os métodos e técnicas de ponta disponíveis hoje.
“Estamos ansiosos para compartilhar nossas descobertas à medida que a análise continuar, aumentando a nossa compreensão da rica herança viking de Orkney e revelando mais sobre as pessoas que viveram nessas ilhas há mais de mil anos.”
FONTE: The Scotsman
CAMPSIE, Alison. Secrets of rare Viking graves on Orkney set to be unlocked. The Scotsman. Edimburgo, 22 de jul. de 2021. Disponível em: <https://www.scotsman.com/heritage-and-retro/heritage/secrets-of-rare-viking-graves-on-orkney-set-to-be-unlocked-3318519>. Acesso em: 22 de jul.de 2021. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
コメント