top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Conheça a obra “Os filhos de Askar” de Amanda Dias

Atualizado: 12 de mar.

Fã de Harry Potter e das obras de Tolkien, a jovem escritora Amanda Dias é leitora aficionada e estudante de Letras.


Conheça a obra “Os filhos de Askar” de Amanda Dias
Capa da obra "Os filhos de Askar" de Amanda Dias

Em sua primeira obra, Os filhos de Askar, a autora mergulhou na cultura e na mitologia nórdicas, dando início a uma trilogia que busca fugir do obvio.


A trama envolvente se desenrola ao longo de 184 páginas, prendendo o leitor do início ao fim e, que nas palavras da autora:


Tem um final impactante, que vai pegar os leitores de surpresa.

Os filhos de Askar: um conto viking

Os filhos de Askar conta as histórias de Bjorn, Nygard e Loa, protagonistas do enredo, e explora a jornada individual dos heróis, tendo como destaques positivos as dualidades de seus comportamentos e o empoderamento de Loa, uma mulher sábia e guerreira formidável.


A narrativa em terceira pessoa descreve como o próspero Rei Einar preparou seus filhos Nygard e Bjorn para suas primeiras expedições em busca de um valioso tesouro — na verdade, uma caçada implacável por marfim, insumo valioso cuja escassez põe em risco a longevidade do Reino de Askar. O entrecho envolve a saga da dupla para conquistar essa preciosidade, culminando em uma reviravolta surpreendente.


Dentre profecias, conflitos e conquistas, a obra não poupa violência e acrescenta uma “pitada” de romance, proporcionando uma leitura que deixa o gostinho de "quero mais".


Realize você também o seu sonho e publique o seu livro pela Livros Vikings Editora.


Entretanto é impossível falar de Os Filhos de Askar sem mencionar o papel importante desempenhado por Loa, a braço direito do Rei e a preceptora dos príncipes. Ela amarra toda a história e adiciona o “tempero” que a trama precisava.



O “Conjunto da Obra”

Como toda boa obra ficcional, excertos da vida real, em especial da Era Viking, engrandecem o romance, tornando-o uma rica fonte de entretenimento. A premissa de fantasia é habilmente explorada por Amanda Dias e merece ser apreciada em sua plenitude. Neste sentido, destacamos:


Pontos Positivos

  • Arte da Capa*: bem diagramada e atrativa aos olhos;

  • Acabamento e impressão: o material é muito bem-acabado e impresso;

  • Enredo: a trama é envolvente e, apesar de ter alguns clichês, mantém-se interessante;

  • Escolhas da autora: é divertido perceber as influências da autora, com expressões e frases, as quais certamente vieram de suas leituras;

  • Diversão: considerando que se trata de uma obra de ficção e que não tem a pretensão de retratar a realidade, tal qual as séries de TV “Vikings” e “The Last Kingdom”, o livro é bastante divertido.


O que pode melhorar

  • Ilustrações: o livro poderia se beneficiar de ilustrações ou mapas para maior imersão;

  • Conteúdo enxuto: nós gostamos, mas na média do mercado, os livros de fantasia tendem a serem maiores, menos diretos e mais descritivos;

  • Nomes e títulos: os nomes das personagens e dos locais, bem como seus títulos ou alcunhas poderiam ser mais autênticos (como na Era Viking), a exemplo de Einarr Konungr ao invés de Rei Einar.


Pontos negativos

  • Arte da Capa*: apesar de bonita, a capa pouco remete à Era Viking, ainda que tenha um machado e muito sangue;

  • Arte de Contracapa: a despeito da cor, pouco tem relação com a capa e parece montada às pressas;

  • Senso comum: alguns termos "vikings" não são historicamente precisos, mas isso não prejudica a leitura, entretanto, devemos ter cuidado ao interpretá-los como verdade. Citando “uma frota de drakkares” — é improvável que a flotilha de langskip fosse ornamentada da mesma forma ou até mesmo que tivesse adereços;

  • Diagramação: a diagramação tem alguns lapsos de paginação, abertura de capítulo e formatação, tal qual no segundo parágrafo da página 105.


Entre acertos e desacertos, Os filhos de Askar é uma obra bem escrita e cativante que merece um espaço na sua mesa de cabeceira como uma leitura leve e rápida para aqueles momentos de descompressão.


Amanda Dias, autora de "Os filhos de Askar"

Ficha técnica

Autora: DIAS, Amanda;

Editora: Becalete;

ISBN: 978-65-5501-803-5

Ano: 2023

Páginas: 184

Dimensões: 18x23 cm


Sinopse:

O Rei de Askar manda em missão os herdeiros Bjorn e Nygard, a comandante Loa e os demais guerreiros locais, em busca de certas preciosidades. A frota de drakkares parte rumo ao desconhecido, tendo como guia um estranho ermitão, portador de amostras do tesouro. Os askarianos encontram obstáculos e surpresas. Além das próprias virtudes, contarão com aliados e a proteção de seu panteão. Bjorn tem um sonho e busca a sabedoria de uma völva. Ela recita uma profecia que pode mudar o destino de Askar.


Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!


por LIVROS VIKINGS


Se você for compartilhar este conteúdo, não deixe de citar a fonte, a Livros Vikings.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...


4 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Amanda Dias Autora
Amanda Dias Autora
Sep 23, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Agradeço a equipe da Livros Vikings pela resenha!

Like

Tv Assinatura
Tv Assinatura
Sep 18, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Muito bom mesmo, li o ebook gostei tanto, que comprei o livro🥰🥰

Like

Eternom Extreme
Eternom Extreme
Sep 18, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Livro muito bom super recomendo!!!!

Like

Felipe Tiago
Felipe Tiago
Sep 18, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Eu li o livro, é muito bom, leitura fácil e aconchegante, me prendeu até o final

Like
Livros Vikings na Google News
bottom of page