top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

E afinal, quem eram o Húskarl e a Húskona durante a Era Viking?

Atualizado: 17 de jan. de 2023

Em parceria com o @caminhonordico, a @livrosvikings tem a honra de apresentar conteúdos de fontes seguras relacionados à Fé Nórdica Ancestral — Forn Siðr/Heiðinn Siðr/Forn Sed.


E afinal, quem eram o Huskarl e a Húskona durante a era viking?
Uma garota em um fiorde por Hans Dahl
Publique seu livros pela Livros Vikings Editora

Com a temática “vikings” em alta na cultura pop vemos o título "húskarl" como referência ao que seria uma elite de guerreiros altamente treinados vivendo única e exclusivamente como soldados a serviço de seu senhor feudal, tal qual o título de "Cavaleiro" da Europa medieval feudal, porém na realidade não era bem assim.


Considerando a diferença crucial entre a sociedade nórdica medieval tribalista, que não tinha um sistema feudal como nos demais países europeus, vamos entender o título “húskarl” (substantivo masculino, "homem da casa"). Esse era um título para um fazendeiro de poucas posses. Sua esposa era a "húskona". Não se deve confundí-lo com o título de “húsfreyja”, que é a esposa do Jarl, Hersir ou Konungr e está acima de uma “húskona”.


No “An Icelandic-English Dictionary”, de. Richard Cleasby and Gudbrand Vigfusson (Oxford, 1874), temos a seguinte definição: hús-karl, m. a house-carle, man-servant, opp. to húsbóndi, a master; Halli var huskarl undir Felli, Sturl. i. 55; hanu kvaddi húskarla sína með sér, Nj. 18; var skipat verkum með húskörlum, Ld. 58, Grág. i. 435, 456, Gísl. 21, Eg. 4, 52, 565, Bs. i. 645, passim; but in mod. usage vinnumaðr.


"House-carle" é um termo ainda presente no inglês, que significa "caseiro". Os autores do dicionário ainda deixam claro que tem o mesmo uso de outro substantivo masculino, este vinnumaðr, cuja definição na mesma fonte é de: vinnu-maðr, m. a labourer, man-servant on a farm, Fms. i. 33, Ld. 98, N.G.L. ii. 163, Stj. 562, MS. 134. 69, 70: in a town, N.G.L. iii. 15, 44. Ambos descrevem um trabalhador rural, oposto ao termo “húsbóndi”, que significa "mestre da casa".


Aprenda sobre os vikings, lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings.


Outro ponto fundamental, húskona é o feminino de húskarl: hús-kona, u, f. a housewife, lady of the house, Rm. 25.


֍


Texto adaptado do original publicado pelo @lobos_de_guerra_arte_marcial em https://www.instagram.com/p/CddWKAaroMd/, com consultoria do Projeto Cultural Caminho Nórdico.


֍


Conheça melhor o trabalho do Caminho Nórdico (@caminhonordico), acessando: Instagram/caminhonordico, Facebook/caminhonordico e o canal do YouTube ou ainda, assista-o em nosso menu vídeo/religiosidade. Se preferir, mande um e-mail para caminhonordico@gmail.com e tire as suas dúvidas.


FONTE: Caminho Nórdico (Instagram)

SOUZA, Carlos Augusto. Você sabe o que são um Húskarl e uma Húskona?. Caminho Nórdico. São Paulo, 12 de set. de 2022. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CibGekEp8bH/>. Acesso em: 13 de set. de 2022.


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
Livros Vikings na Google News
bottom of page