top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Estudo apresenta novas evidências da presença “viking” na América

Pesquisadores da Universidade da Islândia descobriram mais evidências de que os vikings chegaram à América cerca de 500 anos antes de Cristóvão Colombo.


Estudo apresenta novas evidências da presença “viking” na América
Turista fotografa réplica de embarcação viking na vila de pescadores de L'Anse aux Meadows, na ilha canadense de Newfoundland. Crédito da Imagem: Reuters

Um estudo publicado na revista de arqueologia "Antiquity" revelou que amostras de madeira importada da América do Norte foram encontradas em áreas habitadas pelos nórdicos entre 985 e 1450 d.C. no oeste da Groenlândia.


Realize o seu sonho e publique seu livro pela Livros Vikings Editora.


A análise da origem do material revelou que parte das espécies encontradas não é nativa, o que indica que as colônias importavam madeira do norte da Europa e da América. Entre as espécies encontradas estão as cicutas e o pinheiro Pinus banksiana, comuns em países da América do Norte, como o Canadá.


Amostras de madeira analisadas no estudo “Timber imports to Norse Greenland: lifeline or luxury?”, publicado na revista Antiquity / Reprodução Cambridge University Press/ Antiquity Publications Ltd.
Amostras de madeira analisadas no estudo “Timber imports to Norse Greenland: lifeline or luxury?”, publicado na revista Antiquity / Reprodução Cambridge University Press/ Antiquity Publications Ltd.

Segundo os pesquisadores, as árvores nativas da Groenlândia não eram adequadas para grandes construções ou para embarcações, por isso os nórdicos dependiam de madeira importada. As fazendas de elite tinham acesso a madeira trazida de outros lugares.


Os resultados mostram que pelo menos até o Século XIV os vikings groenlandeses tinham conhecimento e embarcações apropriadas para cruzar o Estreito de Davis até a costa leste da América do Norte. A variedade de fontes de madeira utilizadas na Groenlândia também ilustra a conectividade medieval do Atlântico Norte.


Essas descobertas reforçam as evidências da presença dos vikings na América do Norte encontradas nas escavações do sítio arqueológico de L’Anse aux Meadows, no nordeste do Canadá, nas décadas de 1960 e 1970. Também corroboram as narrativas mitológicas que relatam a presença dos vikings no continente americano, tal qual as sagas nórdicas, um conjunto de relatos das expedições dos escandinavos.


Aprenda sobre os vikings, lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings.


Um estudo publicado na revista “Nature” em 2021 mostrou que os vikings estiveram na América do Norte em 1021, quase 500 anos antes de Cristóvão Colombo, com base em fragmentos de madeira que continham marcas de uma tempestade solar do ano 992. As amostras analisadas revelaram 29 anéis de crescimento, o que significa que a madeira foi cortada em 1021.


FONTE: CNN Brasil

CAPELHUCHNIK, Laura. Estudo reforça presença viking na América antes da chegada de Colombo. CNN Brasil. São Paulo, 20 de abr. de 2023. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/estudo-reforca-presenca-viking-na-america-antes-da-chegada-de-colombo/>. Acesso em: 25 de abr. de 2023. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page