Os objetos com inscrições rúnicas nórdicas e letras em latim foram encontrados na capital norueguesa, Oslo, e trazem pistas sobre a antiga população que viveu na área durante a Idade Média.
Um osso e uma vara de madeira com runas foram descobertos por arqueólogos na Noruega. As antigas letras foram deixadas por moradores medievais na área atual da capital Oslo, informou o Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU).
Os achados ocorreram no final do ano passado em seções separadas do Parque Medieval do município. O osso, provavelmente da costela de um grande cavalo ou vaca, contém uma inscrição em nórdico e é o primeiro do tipo encontrado na capital da Noruega em mais de 30 anos.
No dia da descoberta do osso, a equipe de arqueólogos já estava encerrando seus trabalhos quando Solveig Thorkildsen, do NIKU, avistou o fóssil no chão. Ao se aproximar, ela brincou com os colegas sobre ter visto uma letra rúnica nele.
Mas, para sua surpresa, ficou chocada ao confirmar que havia de fato 14 runas ali. “Meu coração estava batendo forte”, lembra Thorkildsen, em comunicado. “Encontrar runas estava no topo da minha lista de desejos para esta escavação."
Alguns dias depois, Ingeborg Hornkjøl, outra profissional da equipe, encontrou um pedaço de madeira em uma vala profunda propensa a se encher de água. O bastão também tinha runas medievais, mas com texto tanto em nórdico quanto em latim.
A maioria das runas similares as do osso e da madeira são datadas por volta de 1100 a 1350 d.C. “Essas duas descobertas de runas são um lembrete da diversidade de conhecimentos e interesses das pessoas daquela época”, avalia Kristel Zilmer, especialista em runologia da Universidade de Oslo.
A vara de madeira apresenta runas em três de seus quatro lados e inclui a frase latina manus Domine ou Domini, que pode fazer parte da oração cristã: “Em tuas mãos, ó Senhor, entrego meu espírito. Tu me redimiste, ó Senhor, ó Deus da verdade”. O termo nórdico Bryngjerd também aparece e é possivelmente o nome da mulher que escreveu as runas para louvar a Deus.
Já as escrituras do osso trazem a palavra nórdica basmarþærbæin, que pode ser um nome, um apelido ou apenas uma mera frase usada para descrever o próprio osso. Os pesquisadores ainda realizarão exames osteológicos para confirmar de fato de qual animal veio a ossada.
FONTE: Revista Galileu
ARQUEÓLOGOS traduzem runas medievais encontradas em madeira e osso na Noruega. Revista Galileu. Rio de Janeiro, 14 de jan. de 2022. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2022/01/arqueologos-traduzem-runas-medievais-encontradas-em-madeira-e-osso-na-noruega.html>. Acesso em: 17 de jan. de 2022.
Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.
#viking #vikings #eraviking #medieval #arqueologia #ciência #história #rúnar #runas #runes #inscriçõesrúnicas #latim #osso #madeira #bone #wood #oslo #noruega #vikingsnoruegueses #livrosvikings
Comments