top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

Duas raras cruzes de pedra da Era Viking chamam atenção na Ilha de Man

Atualizado: 16 de ago. de 2023

Duas cruzes de pedra da era viking, recentemente descobertas em um cemitério de Jurby, são consideradas "únicas" na Ilha de Man, afirmou o órgão de preservação do patrimônio do país.


As pedras esculpidas, que remontam a cerca de 1.000 anos, foram reveladas quando uma tempestade derrubou parte do muro da Igreja de São Patrício no início de 2022.


Andy Johnson, da Manx National Heritage (MNH), afirmou que o desenho intrincado de uma das cruzes é "muito especial", pois nunca foi visto.


As pedras estão atualmente no Museu Manx, aguardando seu retorno a Jurby.


As Cruzes de Pedra Manx são consideradas um dos maiores legados da fé cristã primitiva e do assentamento viking na Ilha de Man.



No entanto, no passado as cruzes tinham menos importância e as pedras — encontradas em uma igreja construída por volta de 1699 — foram usadas para compor parte do muro, durante a construção de uma nova igreja em 1820.


Quando a zeladora da igreja, Sandra Kerrison, foi alertada sobre o muro desabado no ano passado, ela notou um pedaço de ardósia que parecia "um pouco interessante" e entrou em contato com o Museu Manx.


Acredita-se que a pedra maior fazia parte de um memorial maior para uma pessoa rica. — Crédito da Imagem: BBC
Acredita-se que a pedra maior fazia parte de um memorial maior para uma pessoa rica. — Crédito da Imagem: BBC

Porém, ela disse que ficou "totalmente chocada" quando o Sr. Johnson, que é curador de arqueologia de campo da MNH, confirmou que havia duas cruzes de pedra entre os escombros.


Como guardiã legal das cruzes, a MNH levou os artefatos ao Museu Manx para serem registrados e para qualquer trabalho de conservação que possa ser necessário.


Realize o seu sonho e publique seu livro pela Livros Vikings Editora.


O Sr. Johnson disse que, embora a coleção de cruzes registradas pelo órgão de preservação tenha aumentado em 30, desde a década de 1980, totalizando 210 cruzes, encontrar a pedra maior com um "substancial pedaço de design esculpido é um pouco mais raro" e "muito empolgante", completando:


A pedra foi preservada por um ‘acidente de sorte’, pois não foi exposta ao clima por séculos, significando que os entalhes estavam ‘frescos’ e, portanto, ajudarão a compreender os estilos e técnicas escultóricas da época [...] Também era ‘muito especial’, porque uma parte do design, que utiliza curvas côncavas em vez de curvas convexas, nunca tinha sido vista em outras Cruzes de Pedra Manx.

Preparações são feitas para devolvê-las à igreja de Jurby, e uma exposição documentando a descoberta estará aberta até 17 de agosto.


Para mais notícias sobre achados arqueológicos e história, continue acompanhando a Livros Vikings. Somos um site dedicado a trazer informações históricas e curiosidades sobre a Era Viking. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!


FONTE: BBC

VANNIN, Ellan. Viking era Manx stone crosses discovered in collapsed church wall. BBC. Londres, 13 de ago. de 2023. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/world-europe-isle-of-man-66467489>. Acesso em: 14 de ago. de 2023. (Livremente adaptado pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp...


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page