top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

CIENTISTAS BUSCAM CIDADE DA ERA VIKING ENGOLIDA PELO MAR HÁ MAIS DE 600 ANOS

Cientistas estão prestes a localizar uma cidade medieval engolida pelo mar há 600 anos.


Cientistas buscam cidade da era viking engolida pelo mar há mais de 600 anos
Ravenser Odd é uma versão anglicizada do nórdico antigo para "a língua do corvo". Os vikings buscavam descrever a forma de Spurn Point das extremidades. — Imagem por David Nichols

Ravenser Odd, na costa de East Yorkshire, foi um dos muitos assentamentos perdidos pela erosão costeira.


Uma pesquisa de sonar subaquático feita pela Universidade de Hull descobriu dunas de areia no fundo do mar, as quais sugerem a existência de estruturas de pedra por de baixo.


O professor Dan Parsons, que lidera a equipe de pesquisa, disse: "É certo que encontraremos algo".


Ele afirmou que as descobertas do sonar foram semelhantes as de outros locais ao redor do mundo, onde construções antigas foram descobertas.


"As pesquisas que realizamos revelaram todas as “ondas” de areia e grandes dunas com vários alguns metros de altura", afirmou.


"Este assentamento tem centenas de anos de dunas de areia e lama, caindo sobre as fundações que procuramos."


Aprenda sobre os vikings lendo uma das obras da Livraria Livros Vikings

AO autor Phil Mathison disse que a cidade já foi "um dos portos mais poderosos da Grã-Bretanha" e recebeu uma Carta Real (Royal Charter) em 1299.


Seu nome é uma versão anglicizada do nórdico antigo — a língua falada pelos vikings — para "a língua do corvo", descrevendo a forma de Spurn Point das proximidades.


"Tinha dois deputados, armazéns e uma grande frota pesqueira. Seu poder rivalizava com o de Grimsby e Hull", disse ele.


Apesar de sua prosperidade e importância, Mathison disse que a cidade foi vítima de crescentes erosões na costa durante o Século XIV.



"Os últimos restos da cidade foram levados por uma tempestade em janeiro de 1362, chamada de O Segundo Grande Alagamento", disse ele.


O professor Parsons disse que a equipe recomeçará as pesquisas quando o tempo melhorar.


"Estamos muito confiantes de que há algo lá, é apenas uma questão de colocar o equipamento de sonar no lugar certo e na hora certa", disse ele.


Segundo ele, descobrir o local não seria apenas de interesse arqueológico, mas ajudaria a entender os efeitos da erosão costeira.


“À medida que estamos entrando em tempos incertos com mudanças climáticas e costeiras significativas para os próximos 100 anos, aprender com essas histórias passadas é incrivelmente importante”, acrescentou.


“É realmente importante às comunidades costeiras saber como nos adaptamos e mitigamos os impactos das mudanças climáticas”.


FONTE: BBC

SEARCH for sunken East Yorkshire medieval town continues. BBC. Londres, 17 de fev. de 2022. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/uk-england-humber-60401896>. Acesso em: 18 de fev. de 2022. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page