top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

OSSOS DE CÃES “VIKINGS” TÊM MUITO A CONTAR SOBRE A ERA VIKING NA IRLANDA

Pesquisadores da Viking Dublin Dogs estão empenhados em descobrir qual era o papel dos cães na Era Viking de Dublin.


Ossos de cães “vikings” têm muito a contar sobre a Era Viking na Irlanda
Mandibula de um cão da Era Viking

Segundo a zooarqueologa Ruth Carden da Escola de Arqueologia da University College Dublin, ossos caninos serão estudados para descobrir qual o era a função dos cães na sociedade — serviam como alimento, como caçadores ou eram amados como animais de estimação?


Para tal, ela planeja analisar centenas de ossos de cães vikings da Irlanda e do Reino Unido. Para coletar os ossos, Carden procurou outros zooarqueólogos especialistas em restos de animais e consultorias de arqueologia da Irlanda e do Reino Unido, como a Irish Archaeological.


Até o momento, ela tem 282 ossos caninos encontrados em um sítio de Chancery e alguns outros do sítio Lidl da Rua Aungier em Dublin. Ossadas escavadas em Fingal, Cork, Roscommon e Kildare, bem como as de Down, e em York e Ipswich, na Inglaterra também faram parte do estudo.


Caixas com os ossos usados no estudo
Caixas com os ossos usados no estudo

Alguns dos ossos de um cão adulto mais velhos têm evidências de fraturas curadas, significando que alguém cuidou deles, segundo Carden:


Alguém o alimentou e cuidou, enquanto estava ferido — provavelmente o animal mancou enquanto vivo.

Publique seu livro pela Livros Vikings Editora

De sua coleção até agora, ela sabe que os cães variam em tamanho e, potencialmente, de raça. Testes de DNA mostrarão os sexos e se os vikings cruzavam cães com lobos. Os vikings eram sujeistos a tudo.


O teste de isótopos mostrará o que os cães estavam comendo e, portanto, o que era comercializado na Irlanda daquela época. A equipe já tem financiamento aprovado para testes de DNA e isótopos. Porém, o orçamento não contempla a datação por radiocarbono que descobriria exatamente quando os ossos foram enterrados.


De acordo com Carden, é mais difícil analisar os resultados dos testes de DNA e de isótopos sem a datação por radiocarbono, pois:


“Os ossos podem datar de 700 a 1400 d.C. [...] essa é uma gama enorme de tempo”.

Ela planeja lançar uma arrecadação de fundos depois do Natal para pagar o Chrono Center da Queen's University Belfast.


No futuro os donos de pets poderão saber mais sobre a herança viking de seus cães e aprender sobre os cães vikings também é uma forma de se conectar com aqueles que viveram há milhares de anos.


FONTE: Dublin InQuirer

DALBY, Claudia. What Can Viking Dog Bones from Under the Aungier Street Lidl Tell Us About Medieval Society?. Dublin InQuirer. Dublin, 30 de nov. de 2022. Disponível em: 30 de nov. de 2022. Disponível em: <https://dublininquirer.com/2022/11/30/what-can-viking-dog-bones-from-under-the-aungier-street-lidl-tell-us-about-medieval-society>. Acesso em: 30 de nov. de 2022. (Livremente traduzido e adaptado pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Livros Vikings na Google News
bottom of page