top of page
Patreon | Torne-se um Patrono
Seja um Patrono Livros Vikings

40t de aço protegerão os Navios Vikings durante a construção do novo museu da Era Viking de Oslo

Os navios vikings estão no mesmo lugar desde que foram exibidos pela primeira vez, mas em breve, serão movidos com abrangentes medidas de segurança para garantir que não sejam danificados.


40 toneladas de aço protegerão os Navios Vikings durante a construção do novo museu da Era Viking de Oslo
O museu do navio Viking de Bygdøy, Oslo, está fechado. A construção de um novo Museu da Era Viking começará em fevereiro. A imagem mostra o Navio Gokstad dentro de sua plataforma de aço, onde permanecerá durante a maior parte do processo de construção. (Foto: Ole Berg-Rusten/NTB)

A construção do novo Museu da Era Viking de Oslo começará na primeira semana de fevereiro e suas portas estão programadas para abrirem em 2026. Isso significa que o atual Museu do Navio Viking de Oslo está irreconhecível.


Torne-se um(a) escritor(a) de sucesso, publicando o seu livro pela Livros Vikings Editora.


Segundo David Hauer, o curador do Museu do Navio Viking de Oslo e responsável por garantir que nenhum dos objetos do museu seja danificado durante toda a construção e a mudança:


Todos os quase 400 objetos de exposição, exceto seis, já foram transferidos para as instalações de armazenamento do museu de Økern.

Não é uma foto normal do Navio Tune. Se tudo correr conforme o planejado, ele será movido ao seu novo local em cerca de dois anos. (Foto: Ole Berg-Rusten/NTB)
Não é uma foto normal do Navio Tune. Se tudo correr conforme o planejado, ele será movido ao seu novo local em cerca de dois anos. (Foto: Ole Berg-Rusten/NTB)

Colocados em plataformas de aço

Alguns dos objetos de mais de mil anos do museu são, no entanto, grandes demais para serem armazenados em quaisquer outros lugares que não onde já estão — e, de qualquer forma, seriam muito frágeis para serem movidos por qualquer distância.


Os navios Oseberg, Tune e Gokstad serão, de fato, deixados onde estão durante o processo de construção. Hauer passou anos tentando descobrir como conservar esses navios e, ao mesmo tempo, evitar danos, enquanto as máquinas perfuram fora das paredes do museu.


A solução foi dar aos navios uma “nova camada” externa. O navio Tune está encapsulado em uma estrutura de aço feita para protegê-lo das vibrações do piso que serão causadas pelas obras prestes a começarem. A plataforma pesa 40 toneladas e é produzida pela empresa Stavanger Imenco Smart Solutions — que costuma produzir equipamentos às plataformas de petróleo no Mar do Norte.


“Agora trabalhamos para elevar os navios para essas plataformas e isolá-los das vibrações. Dentro das plataformas, eles ficarão em suspensão a ar, exatamente no mesmo local por cerca de dois anos, até que a estrutura do novo museu esteja pronta”, diz Hauer.

As plataformas são pesadas demais para serem suportadas pelos pisos do museu, portanto, o chão foi perfurado até a fundação do edifício. (Foto: Ole Berg-Rusten/NTB)
As plataformas são pesadas demais para serem suportadas pelos pisos do museu, portanto, o chão foi perfurado até a fundação do edifício. (Foto: Ole Berg-Rusten/NTB)

Transportados em trilhos

As plataformas são tão pesadas que o chão do museu não conseguiria segurá-las, portanto, o piso foi perfurado para que uma nova fundação fosse feita sobre a original.


Aprenda sobre os vikings, lendo uma das obras da Livraria Especializada Livros Vikings.


Para transportar os navios aos seus novos pontos de exposição, trilhos serão colocados dentro do prédio. Os Navios Vikings serão transportados cerca de 200 metros antes de serem baixados por um elevador em seus novos “lares”.


Três trenós que pertencem ao achado de Oseberg são os objetos mais frágeis do museu.


“Eles foram movidos pelo museu por uma plataforma que pesava três toneladas e se movia sobre trilhos, os trenós foram para uma sala segura especialmente construída”, diz Hauer.

Os três trenós encontrados com o navio Oseberg são particularmente frágeis e passarão os próximos dois anos em uma sala especialmente projetada para protegê-los. (Foto: Ole Berg-Rusten/NTB)
Os três trenós encontrados com o navio Oseberg são particularmente frágeis e passarão os próximos dois anos em uma sala especialmente projetada para protegê-los. (Foto: Ole Berg-Rusten/NTB)

Muitas considerações

Nunca alguém tentou proteger e mover navios vikings e frágeis artefatos arqueológicos dessa maneira. Isso significa que não houve experiência anterior para aprender.


“Nos projetos normais de construção, tudo deve estar de acordo com o protocolo, mas neste caso, tivemos que desenvolver tudo sozinhos”, diz Hauer.

O projeto de seis anos será testado no início de fevereiro e Hauer acredita que eles desenvolveram boas soluções e que os trabalhadores da construção serão muito atenciosos durante a construção.


“Vamos monitorar tudo o que acontece durante as obras. Definimos limites para clima, deformação e vibrações. Se algo ultrapassar esses limites, recebemos um aviso e interrompemos a construção”, diz Hauer.

FONTE: Science Norway

BERGSTRØM, I.I. 40-tonne steel rigs will protect the Viking ships during the building of a new Viking Age museum in Oslo. Science Norway. Oslo, 12 de jan. de 2023. Disponível em: <https://sciencenorway.no/archaeology-ntb-english-viking-age/40-tonne-steel-rigs-will-protect-the-viking-ships-during-the-building-of-a-new-viking-age-museum-in-oslo/2139704>. Acesso em: 17 de jan. de 2023. (Livremente traduzido e adaptado pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
Livros Vikings na Google News
bottom of page