• Livros Vikings

VILA VIKING BRASIL DE PORTAS ABERTAS

Atualizado: 2 de Dez de 2020

No último fim de semana — 28 e 29 de novembro de 2020 —, em Juquitiba no interior de São Paulo, a Vila Viking Brasil, pioneira na América Latina, realizou a primeira visitação aberta ao público de 2020, cuja data, coincidentemente, se aproximou a da inauguração realizada há pouco mais de um ano — 16 de novembro de 2019.


Vila Viking Brasil de portas abertas
Crédito da Imagem: Ingvor Vindrdottir
Publique seu livro pela Livros Vikings Editora

A ideia inicial era que no decorrer de 2020, os encontros públicos fossem frequentes, porém devido a pandêmica de COVID-19 (Novo Corona Vírus), os eventos foram congelados até agora.


Ainda que restrito em quantidade de público, todos os visitantes, mercadores e “moradores” tiveram suas temperaturas medidas antes de atravessarem os portões da Vila, e receberam máscaras descartáveis — quem quisesse poderia adquirir uma de tecido com personalização. Havia álcool gel espalhado pelo local, especialmente nas cabanas dos comerciantes.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Cabana da Especiarias de Gaia. — Crédito da Imagem: Mariana Bartholomeu

Como de praxe, a primeira atividade foi a defumação, um ritual que auxilia na limpeza espiritual, na reenergização e na purificação do ambiente, desta vez realizada pela Karen da Especiarias de Gaia, quem também disponibilizava benzimento. Depois as pessoas puderam circular livremente pelo museu vivo, maneira pela qual a vila é carinhosamente chamada por seu idealizador e responsável, Jarl Balðr (Paulo Cesar F. Revuelta).


A musicista Raquel Thomé. — Crédito da Imagem: Acervo da Vila Viking Brasil

Dentre as atrações disponíveis estavam a arquearia, oferecida pelo Grupo Lobos de Guerra, liderado por Carlos Augusto — clique aqui e ouça o Viking Cast sobre Combate Viking —, a música ao vivo, apresentada pela musicista Raquel Thomé e pelo grupo Skaldduos, além de simulações de combate e glíma, performadas por Jarl Balðr, Johann Gomming da Hidromel Yggdrasill e pelo Lobos de Guerra. Quem quisesse, poderia fazer uma tatuagem nórdica a mão (hand poke) pelo expoente brasileiro do estilo Duggan Hamasmiðr da Duggan Tattoo — clique aqui e ouça o Viking Cast sobre Tatuagens.


Taverna Yggdrasill. — Crédito da Imagem: Mariana Bartholomeu

Os entusiastas e recriadores tinham a disposição uma completa gama de produtos baseados em achados históricos para conhecer e/ou comprar, disponibilizados pela Hersir Store (roupas, calçados, acessórios, joias e bijuterias), Especiarias de Gaia (ervas, geleias, balsamos etc.), Fah Landvaettir (artesanatos, costura e bordados), Ingvör Vindrdottir (costura e tecelagem), entre outros — em breve, a Livros Vikings também estará entre os mercadores da Vila Viking Brasil, mercadejando livros sobre cultura, história e mitologia nórdica, além da Saga Viking Oluap. A comida e a bebida, ficaram por conta da Taverna Yggdrasill, que além dos tradicionais e deliciosos hidroméis Yggdrasill — clique aqui e ouça o Viking Cast sobre Hidromel —, ainda oferecia cervejas, chás, frutas, pães e refeições a base de carne e verduras.



Por último, mas não menos importante, aliás, ao contrário, os visitantes, independentemente da idade, podiam conversar, trocar informações e aprender sobre os costumes e o estilo de vida dos vikings, além de suas conquistas e história, que vão muito além do estereótipo de impávidos guerreiros pagãos e mercenários. Os escandinavos de outrora eram extremante limpos e inteligentes, viviam em uma sociedade com igualdade de gênero e foram exemplos seguidos mundo a fora, além de influenciarem gerações, como ainda o fazem.


Para mais informações sobre a Vila Viking Brasil, acesse vilaviking.com.br ou mande um e-mail para vilaviking@vilaviking.com.br.


por Paulo Marsal | Idealizador da Livros Vikings


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #vilaviking #vikingvillage #vilavikingbrasil #reenactment #recriacionismo #vikingreenactment #recriacionismoviking #livrosvikings

399 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo