• Livros Vikings

UMA POSSÍVEL PEDRA RÚNICA VIKING DO SÉCULO XI FOI DESCOBERTA NA SUÉCIA

Datado do Século XI, o monumento de 2 metros de altura possui inscrições e um animal mordendo o próprio rabo.


Uma possível pedra rúnica viking do Século XI foi descoberta na Suécia
Crédito da Imagem: Divulgação/Museu Västervik

Enquanto arava um terreno na cidade de Västervik, na Suécia, o fazendeiro Lennart Larsson percebeu que seu trator encontrou algo sólido em baixo da terra. Ele havia encontrado o que o especialista em runas Magnus Källström do Conselho do Patrimônio Nacional da Suécia considerou a descoberta do ano.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Larsson foi responsável por descobrir uma pedra de 2 metros de comprimento e 1 metro de largura que remonta a Era Viking, datando da primeira metade do Século XI. O monumento continha inúmeras inscrições, o que fez com que os pesquisadores o considerassem uma pedra rúnica.

Publique os seus originais pela Livros Vikings

Uma das representações mais impressionantes é a de um animal mordendo o próprio rabo, que pode estar ilustrando a famosa serpente nórdica de Midgard. Além disso, Källström também identificou que a descoberta apresentava a gravura de uma cruz, indicando que ela foi uma homenagem a um morto.


Segundo o especialista em runas, a peça encontrada é praticamente única. Pedras nesse excelente estado de conservação são descobertas raras e fazia tempo que os arqueólogos não encontravam monumentos do tipo.


FONTE: Aventuras na História

BARREIROS, Isabela. Fazendeiro descobre rara pedra rúnica da Era Viking na Suécia. Aventuras na História. São Paulo, 21 de set. de 2020. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/fazendeiro-descobre-rara-pedra-runica-da-era-viking-na-suecia.phtml>. Acesso em: 21 de set. de 2020.


Seja umas das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #runestone #pedrarúnica #suécia #vikingssuécos #livrosvikings

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo