Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

QUEM FORAM OS RUS DE KIEV E O QUE ELES TÊM A VER COM OS VIKINGS?

Quando os vikings surgiram da Escandinávia, eles não se dirigiram apenas para o Reino Unido, ao oeste. Seguindo para o leste, eles viajaram profundamente ao longo dos rios Volga e Dnieper, assumindo o controle de antigas rotas de comércio que chegavam até o império bizantino


Quem foram os Rus de Kiev e o que eles têm a ver com os vikings?
Monumento do Príncipe Vladimir, o Grande em Moscou. — Fonte da Imagem: Marina Lystseva (Getty Images)

Especula-se que as expedições vikings pela Bacia do Mediterrâneo alcançaram a capital do império bizantino, Constantinopla. Verdade ou não, os vikings chegaram à cidade por outros meios, atraídos por suas riquezas e oportunidades de comércio.


A partir do Século IX, os vikings que seguiram para o leste ficaram conhecidos como Rus, um apelido vivo nos nomes de dois países, Rússia e Bielo-Rússia.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Eles traçaram cursos através do Mar Báltico e das profundezas do continente europeu oriental, por meio dos rios Volga e Dnieper, assumindo o comando das rotas comerciais da população nativa, formada de tribos eslavas, que, por sua vez, alimentavam mercados nos quais podiam lidar com os prósperos califados do Oriente Médio.


Publique seu livro pela Livros Vikings Editora.

Quem eram os Rus Vikings?

Os Rus se tornaram muito poderosos e ricos. Eles estabeleceram uma dinastia sob o comando de Rurik e, a partir de 879 d.C., formaram o estado Rus de Kiev, com base em Kiev. Essa dinastia controlava uma enorme rede de comércio que durou sete séculos. Rurik foi sucedido pelo Príncipe Oleg, o Profeta — que aparece como um antagonista aos Vikings na série do History Channel.


Vladimir, o Grande, um descendente de Rurik, consolidou a Rus de Kiev da atual Ucrânia ao Mar Báltico, depois de ser derrubado pelo próprio irmão. Ele então foi batizado e converteu toda a região ao Cristianismo.


Constantinopla, porém, ainda seria um grande prêmio aos olhos deles. Os Rus lançaram uma série de ataques, mas não conseguiram assumir o controle desta cidade estrategicamente vital e rica. Alguns Rus foram realmente cooptados para defender Constantinopla quando, em 988 d.C., Vladimir, o Grande deu ao imperador bizantino, Basílio II, cerca de 6.000 de seus homens para formar uma brigada mercenária, a famigerada Guarda Varangiana.


A assimilação da Rus em toda a Europa oriental levou a casamentos generalizados com mulheres de várias tribos eslavas. Esses cruzamentos propiciaram o surgimento de uma nova delimitação étnica significativa. Os russos.


FONTE: History Extra

TASSELL, Nige. Who were the Kievan Rus and what do they have to do with the Vikings? History Extra. Bristol, 21 de dez. de 2020. Disponível em: <https://www.historyextra.com/period/viking/rus-vikings-kievan-rus-rurik-vladimir-great/>. Acesso em: 21 de dez. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receberem as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #kievrus #russia #vikingsrussos #livrosvikings