Modelo Design - Escola de Arte
Modelo Design - Escola de Arte

OS VIKINGS PODEM TER SE ESTABELECIDO NA IRLANDA DE FORMA GRADUAL E PACÍFICA

Os vikings podem não ter invadido as ilhas britânicas de forma violenta como se pensava anteriormente, de acordo com nova pesquisa.


Os vikings podem ter se estabelecido na Irlanda de forma gradual e pacífica
Crédito da Imagem: Getty Images

Acredita-se que os vikings tenham começado a invadir a Grã-Bretanha e a Irlanda já no Século VIII, mas novas pesquisas sugerem que eles teriam entrado lentamente. Mais de uma década atrás, os arqueólogos que trabalhavam na South Great George’s Street de Dublin descobriram os restos mortais de quatro jovens enterrados juntos de fragmentos de escudos, adagas e ornamentos pessoais que validaram aos descobridores que se tratavam de vikings.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Todas as descobertas foram datadas dos Séculos IX e X, com base nos artefatos que foram encontrados. No entanto, o líder da escavação Linzi Simpson do Trinity College de Dublin enviou os restos mortais para serem datados com carbono e ficou surpreso com as descobertas.

Publique o seu livro na Livros Vikings

A datação por carbono "bastante surpreendente" mostrou que os homens que foram enterrados, junto com outros 77 vikings, descobertos desde 1700, foram enterrados anos, talvez décadas, antes das datas estabelecidas da chegada dos vikings na Irlanda.


Esses primeiros colonos estabeleceram ligações comerciais que conectavam a Irlanda ao norte da Europa. A descoberta pode resolver o mistério de como os vikings já conheciam os vínculos comerciais antes dos ataques violentos descritos por monges em tesouros isolados.


Gareth Williams, curador de moedas medievais e especialista em vikings do Museu Britânico, disse: “Agora, a maioria dos pesquisadores aceita que os ataques não foram o primeiro contato viking, como sugerem os textos antigos.


“Como os vikings sabiam onde ficavam todos aqueles mosteiros? É porque já havia contato. Eles já negociavam antes dos ataques acontecerem”.


Adquira os seus exemplares da Saga Viking Oluap de Paulo Marsal

Pesquisas anteriores descobriram que os vikings podem ter realmente salvado a população irlandesa do declínio. A população da Irlanda começou a diminuir misteriosamente no Século VII, antes da chegada dos vikings, quando a população começou a crescer mais uma vez.


Dr. Rowan McLaughlin, da Queen’s University Belfast, disse: “Milhões de pessoas viveram na Irlanda durante a pré-história e nos primeiros tempos cristãos.


“Por volta do ano 700, essa população na Irlanda misteriosamente entrou em declínio, talvez por causa da guerra, fome, peste ou agitação política.


No entanto, não houve uma causa única ou evento único, pois o declínio foi um processo gradual.


“Os vikings se estabeleceram na Irlanda no Século X, durante a fase de declínio e apesar de serem poucos, eles tiveram mais sucesso do que os 'nativos' na expansão de sua população.


“Hoje, a evidência genética sugere que muitos irlandeses têm um pouco de sangue Viking.”


FONTE: Daily Express

MARTIN, Sean. Archaeology news: Vikings may have settled in Ireland gradually and peacefully. Daily Express. Londres, 02 de out. de 2020. Disponível em: <https://www.express.co.uk/news/science/1342939/archaeology